O diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), Leandro Dênis Battirola, realizou, na tarde desta segunda-feira (10), visita institucional à reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, para discutir a ampliação de parcerias em pesquisa e inovação científica. A agenda contou com a participação da reitora da Unemat, Vera Maquêa, do vice-reitor Alexandre Porto, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, e do assessor de Assuntos Internos, Dionei José da Silva, além da coordenadora de Pesquisa do INPP, Marinêz Isaac Marques.

Empossado na última sexta-feira (7), esta é a primeira visita oficial do diretor à Universidade, aproveitando a realização da COP Pantanal no município. As duas equipes discutiram pesquisas, bolsas, eventos, infraestrutura e a integração de todas as instituições de ciências e tecnologia situadas no bioma pantaneiro.
Durante o encontro, o diretor destacou a importância histórica da Unemat na trajetória do INPP e a relevância da cooperação entre os pesquisadores das duas instituições. “A Unemat sempre fez parte da história do INPP. Desde a concepção do Instituto, as instituições de ensino de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul trabalharam juntas para que hoje pudéssemos ter o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal implantado”, afirmou Leandro, ressaltando que o objetivo da visita é alinhar ações conjuntas e consolidar uma rede de colaboração científica. “Minha ideia é que possamos promover a interação entre pesquisadores do INPP e da Unemat, desenvolvendo projetos em conjunto, o que considero fundamental”, ressaltou.
A reitora da Unemat, Vera Maquêa, destacou que a visita reforça o papel estratégico da Universidade na produção científica sobre o Pantanal e o compromisso com o desenvolvimento regional. “A Unemat tem uma história de contribuição para a pesquisa e a preservação do Pantanal. Essa parceria com o INPP representa a união de forças em prol da ciência, da sustentabilidade e do fortalecimento da nossa capacidade de gerar conhecimento com impacto social e ambiental”, afirmou.
Formado em Ciências Biológicas pela Unemat, no câmpus de Alta Floresta, o diretor ressaltou o vínculo com a Universidade e a intenção de fortalecer o trabalho conjunto. “Eu costumo dizer que sou filho da Unemat. Agora, à frente do INPP, a intenção é justamente desenvolver projetos em parceria. O INPP é uma instituição jovem, e contar com a parceria de grupos de pesquisa consolidados da Unemat é fundamental para fortalecermos o Instituto como referência científica.”
COP PANTANAL
A equipe do INPP também está presente em Cáceres para participação na 1ª edição da COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima, um encontro inédito que busca promover debates nacionais e internacionais sobre as mudanças climáticas, entre 10 e 12 de novembro. Clique aqui e saiba mais.
O diretor destacou a importância do evento ser realizado em Cáceres, no coração do Pantanal. “No momento em que falamos de COP, observamos um foco muito grande voltado à Amazônia, e o Pantanal, às vezes, acaba ficando em segundo plano. Trazer essa discussão para dentro do Pantanal, aqui em Cáceres, tem grande significado para nós”.
O Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal foi criado para promover estudos integrados sobre o bioma e fomentar a produção de conhecimento aplicado à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais da região. A aproximação com a Unemat busca ampliar o alcance e a eficiência dessas ações, fortalecendo a pesquisa científica em Mato Grosso e no Brasil.
Contato:
imprensa@unemat.br