Professores do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Núcleo de Pesquisa em Diversidade, Variedade e Línguas Naturais (Divalin) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estiveram neste mês (5 a 7) na Universidade de Aveiro, em Portugal, participando do Colóquio Internacional sobre Plurilinguismo e Interculturalidade nas Fronteiras – Desafios e Perspectivas para o Ensino e a Formação, e aproveitaram o momento para iniciar as tratativas no sentido de estabelecer acordos de cooperação internacionais.

Estiveram participando do evento os professores Francinelli Cezarina Lara, Jocineide Macedo Karim, Taisir Mahmudo Karim e Wellington Pedrosa Quintino. Os quatro professores apresentaram resultados de pesquisa desenvolvidos no âmbito da Unemat. A participação de docentes em eventos internacionais contribui para o fortalecimento da internacionalização da Unemat e reafirma o compromisso institucional com os estudos sociolinguísticos na fronteira Brasil-Bolívia.
De acordo com os professores, foram dias de intenso diálogo, reflexão e afetos partilhados “Esses momentos nos mobilizaram profundamente e possibilitaram a construção de uma rede de investigadores, formadores e professores comprometidos com a pluralidade linguística, com a educação e com as fronteiras enquanto espaços de convivência, cooperação e aprendizagem do “viver junto””, afirma a professora Jocineide Karin.
A primeira mesa do Colóquio discutiu “Bilinguismo indígena e direitos linguísticos na fronteira oeste do Mato Grosso: entre manutenção e revitalização”, trazendo reflexões sobre os contextos Chiquitano e Xavante, políticas linguísticas inclusivas, ações de revitalização e manutenção de línguas ancestrais, além de experiências formativas conduzidas pela UNEMAT junto às comunidades indígenas.
A segunda mesa abordou “Prática linguística do portunhol na fronteira Brasil–Bolívia”, destacando práticas de contato linguístico, dinâmicas de variação lexical e processos de intercompreensão que caracterizam a convivência entre o português e o espanhol nas cidades fronteiriças, evidenciando a vitalidade e a identidade cultural expressas no falar local.

Além da participação nas mesas temáticas, os professores também se reuniram com a diretora-geral de Multilinguismo e Promoção das Línguas Portuguesa e Espanhola, Ana Paula Laborinho, que é a representante da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). O encontro possibilitou a articulação formal sobre acordos de cooperação voltados ao desenvolvimento de atividades conjuntas na fronteira Brasil–Bolívia, ampliando possibilidades de atuação acadêmica, científica e cultural entre as instituições.
O coordenador do PPGL, professor Wellinton Quintino, participou de uma reunião com Paulo Feytor Pinto, professor e investigador do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (Celga-Iltec) da Universidade de Coimbra, que atualmente é presidente da Associação de Professores para a Educação Intercultural (Apedi) e professor da Universidade Aberta. O encontro teve como objetivo estabelecer articulações formais para um acordo de cooperação acadêmica entre o PPGL/Unemat e a Universidade de Coimbra, visando futuras ações de formação, pesquisa e intercâmbio.
Contato:
imprensa@unemat.br