Os 33 novos alunos, profissionais técnicos e docentes, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), iniciaram as aulas do mestrado profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc), oferecido pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
O programa tem como objetivo preparar os profissionais com teorias
e ferramentas necessárias à gestão universitária. O Poleduc tem caráter
multidisciplinar e é o primeiro mestrado em Políticas Públicas e Gestão da
Educação Superior do País.
Ao longo desta semana (1º a 5/02) foi realizado, em Cáceres, o Seminário de Formação dos Mestrandos da Turma 2 Poleduc/Unemat, com o objetivo de dar as boas-vindas aos novos alunos, bem como aproximá-los das temáticas vinculadas à Educação Superior, Políticas Públicas, Ações Afirmativas e Gestão Universitária.
O professor coordenador do programa da UFC, Wagner Bandeira Andriola, lembrou que a 1ª turma teve início em 2019 e qualificou, com excelência, 24 Profissionais Técnicos Administrativos da Unemat (PTES). Para os novos mestrandos, ele reforçou a necessidade constante de atualizar, requalificar e buscar novos conhecimentos.
“Nós estamos em uma sociedade em constante mudança e essas mudanças impactam o que é feito no interior da instituição. Dessa forma, cada dissertação de mestrado, cada pesquisa que vocês executarem deve estar inserida no setor em que vocês estão vinculados, estar aderente ao Plano de Desenvolvimento Institucional. É a contrapartida para contribuir com o desenvolvimento da instituição”, afirmou Andriola.
O Vice-reitor, Alexandre Porto, destacou a importância da continuidade da parceria interinstitucional para qualificação dos recursos humanos da Unemat. “A ideia do programa é fomentar a pesquisa e desenvolver estudos e projetos que tragam melhorias aos serviços prestado pela universidade”, disse.
SAIBA MAIS- Os principais resultados das dissertações da 1ª turma foram publicados, em 2021, pela Editora Unemat. A obra “Gestão de Instituições de Ensino Superior (IES) com base em estudos avaliativos: o caso da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)”, organizada por Wagner Andriola, Sueli Maria de Araújo Cavalcante e Gustavo Domingos Sakr Bisinoto, pode ser acessada gratuitamente clicando aqui.
Contato:
imprensa@unemat.br