Acesso e Permanência

Unemat discute Plano de Assistência Estudantil na Assembleia Legislativa

Por Assessoria
29/04/2022

(Foto: Assessoria)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso por meio da Câmara Setorial Temática da Juventude realizou na tarde desta quinta-feira (28) uma audiência pública para discutir o Plano Estadual de Assistência Estudantil. A Universidade do Estado de Mato Grosso participou ativamente das discussões e reforçou que com o engajamento do Poder Legislativo na causa, e com o olhar que contemple desde os estudantes da rede básica até os estudantes do ensino superior, o desejo da comunidade acadêmica pode se tornar realidade como uma política pública. A audiência pública foi convocada pelo deputado estadual Lúdio Cabral.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae), Antonia Alves, que participou da audiência remotamente, lembrou que a Unemat participou ativamente das discussões a fim de garantir não só o acesso, mas sobretudo a permanência do estudante até a sua conclusão do curso superior. A professora lembrou o histórico de luta e engajamento da universidade para garantir uma política de assistência estudantil, visto que a Instituição já vem defendendo essa pauta há quase uma década, a partir da implantação da Pró-reitoria. “A Política de Assistência Estudantil ganhou força no Congresso Universitário realizado em 2017, e já em dezembro de 2018 a  Assembleia Legislativa aprovou Indicação que tramitou para a Casa Civil. Desde 2019, a Unemat está dialogando com o Governo Estadual para melhorar o Plano e incluir os estudantes do Ensino Médio. Em 2022, a Proposta ganha novo vigor com a Câmara Setorial da Juventude (CST/AL)”, explicou.

O presidente da Câmara Setorial Temática da Juventude, Daniel Vitor Pereira de Abreu, enfatizou a necessidade de avançar nas discussões e implementação do Plano a fim de valorizar e atender as necessidades dos estudantes, principalmente da Unemat, que dada sua condição geográfica multicâmpus e com presença em diferentes regiões de Mato Grosso, enfrenta muitas dificuldades para atender a comunidade estudantil que precisa ser melhor assistida.

A Unemat apresentou os esforços que tem sido empreendidos pela Instituição no sentido de ampliar e garantir o acesso e a permanência dos acadêmicos, como política de bolsas e auxílios que vão desde os auxílios alimentação, moradia e inclusão digital, suporte psicológico. A Instituição reconhece que ainda há o que se avançar e por isso considera de fundamental importância a implementação desse Plano Estadual de Assistência Estudantil que deve contemplar todos os estudantes, envolvendo desde a rede básica de ensino.

Além da Unemat, que esteve presencialmente com a pró-reitora de Assuntos Estudantis em substituição, professora Waghma Fabiana Borges Rodrigues a Universidade Federal de Mato Grosso, A Secretaria Estadual de Educação,  a União Estadual de Estudantes de Mato Grosso, e Wesley da Mata,  representante dos estudantes no Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso também participaram da audiência


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!