RECONHECIMENTO

Liga Acadêmica de Enfermagem Oncológica do Câmpus de Tangará da Serra recebe moção de aplausos na Câmara Municipal

Professores e alunos membros da LAEO estiveram presentes para receber a homenagem

Por Sabrina Ventresqui (Estagiária de Jornalismo)
29/06/2022

Professores e acadêmicos receberam moção de aplausos na Câmara Municipal na última terça-feira (28) (Foto: Sabrina Ventresqui / Estagiária de Jornalismo Tangará)

A Liga Acadêmica de Enfermagem Oncológica (LAEO), vinculada ao curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Tangará da Serra recebeu moção de aplausos, reconhecimento e congratulações da Câmara Municipal na terça-feira (28) pela realização da campanha “Maio Roxo Raro”.

A homenagem foi recebida pelos professores Josué de Souza Gleriano e Joely Maria de Oliveira. Dez acadêmicos e membros da Liga Acadêmica de Enfermagem Oncológica também estiveram presentes para a solenidade.

A professora Juliana Benevenuto Reis, coordenadora da LAEO, destacou a importância da honraria para a comunidade acadêmica. “É importante o reconhecimento do trabalho social desenvolvido junto à comunidade tangaraense ao longo desses sete anos, do curso de Enfermagem da Unemat, pois desperta o interesse e capacita os acadêmicos que pesquisam a especialidade de oncologia”, ressalta.

Sobre o “Maio Roxo Raro”

O evento “Maio Roxo Raro” foi realizado em parceria com a Associação de Pacientes com Doenças Raras de Mato Grosso, em 20 de maio no Centro Cultural. Teve como objetivo conscientizar a população e a comunidade acadêmica à respeito das doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn, retrocolite ulcerativa e a fibromialgia, por exemplo.

A campanha promoveu palestras com profissionais de diversas especialidades, como médicos, nutricionistas e psicólogos para falar sobre os cuidados que devem ser adotados por pessoas que possuem doenças intestinais raras, além de orientações para seus seus familiares e cuidadores.

Sobre a LAEO

A Liga Acadêmica de Enfermagem Oncológica foi o primeiro projeto de extensão neste molde/modelo da Unemat.  Criada em 2015 pela professora do curso Juliana Benevenuto Reis, inicialmente contava com a participação de cinco acadêmicos.

O objetivo da LAEO é o de pesquisar sobre os tipos de câncer para desmistificar a doença para a população. Os trabalhos de extensão universitária eram realizados em escolas públicas e privadas, empresas e unidades de saúde.  Ao ministrarem palestras sobre as causas, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, o projeto estabeleceu um diálogo com a população, minimizando os estigmas do câncer através da informação e do debate. Atualmente, é composta por 30 acadêmicos, seis professores, além de profissionais parceiros, bolsistas de iniciação científica e de extensão. 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!