INOVAÇÃO

Aginov/Unemat promove Oficina de Gestão Ágil de Projetos para servidores

Por Nataniel Zanferrari
07/05/2024

(Foto: Nataniel Zanferrari)

Teve início na manhã desta terça-feira (7) a Oficina de Gestão Ágil de Projetos para servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Promovida pela Agência de Inovação (Aginov) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a oficina ocorre até sexta-feira (10) no auditório da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe), em Cáceres.

Ministrada por Cláudia Souza, a oficina é ofertada para professores e profissionais técnicos da Instituição, com o intuito de aprimorar competências e promover a cultura inovadora na gestão de equipes dentro da Unemat, e será dividida em duas turmas: a primeira ocorre nesta terça (7) e quarta (8), enquanto a segunda ocorre na quinta (9) e sexta-feira (10).

Cláudia Souza é pedagoga, tecnóloga em Administração e empreendedora, atuando como consultora educacional e empresarial no desenvolvimento de metodologias. Na oficina, serão abordados temas como gestão de projetos e introdução às metodologias ágeis, como Scrum, Kanban e ferramentas para planejamento ágil.

“Viemos com o objetivo de, antes de falarmos de ferramentas, trabalharmos com a questão individual de cada um: como percebemos dentro das metodologias ágeis? O que enxergamos? Conseguimos praticar de verdade dentro da metodologia, como ela está posta? Então primeiro desmistificamos algumas questões para depois pensar na ferramenta, pois ela é um detalhe, porque se eu não tiver pessoas que pensam agilmente, terei dificuldade na hora de executar as ferramentas. Esta é a ideia e o diferencial que será colocado em prática no chão da Universidade”, explica Cláudia.

O diretor da Aginov, Fernando Selleri, ressalta que a gestão com metodologias ágeis é vista com boas perspectivas. “De forma geral, elas trazem um conjunto de práticas e dinâmicas que facilitam a condução de processos cotidianos, e quem está na Universidade sabe que, no dia a dia, ela lida com diversos processos e projetos em andamento, trabalho em equipe, demandas, cumprimento de prazos, então este curso vem para trabalhar estes princípios para que possamos, na medida do possível, incorporar estas práticas, seja na gestão, no ensino, na pesquisa ou na extensão, de forma a avançar no cumprimento dos objetivos da Unemat”, explica Selleri.

Diretora administrativa do Câmpus Universitário de Nova Xavantina, a profissional técnica Josiane Liberato Vilela participou da oficina na primeira turma e enfatizou a importância da oficina na visão do dia a dia de trabalho, na mentalidade e na forma de lidar com problemas e processos. “É um treinamento que acrescenta, e muito, na nossa formação e na nossa competência. Com toda certeza queremos difundir isso também nos câmpus”, declarou a técnica.

O professor Max Robert Marinho, do curso de Ciência da Computação de Alto Araguaia, expressou que há dois grandes pontos que marcam a importância da oficina: primeiro a interação e integração dos diferentes professores e técnicos de vários campus e suas experiências, e segundo o próprio aprendizado sobre metodologias ágeis. “As metodologias ágeis são exatamente pensar maneiras e estratégias diferenciadas para resolver problemas da Instituição em geral de maneira mais rápida, aproveitando a expertise específica de cada pessoa e podendo trabalhar entre pessoas totalmente diferentes, e isso é extremamente importante numa Universidade”, assegura o professor.



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!