Na perspectiva de atender as demandas educacionais de estudantes com deficiência a Universidade do estado de Mato Grosso desenvolve ações que tem por objetivo proporcionar a acessibilidade e a inclusão. O estudante matriculado pode acessar o serviço através da solicitação à coordenação de curso que irá cadastrar a demanda para atendimento específico no Sistema Sigaa - Módulo NEE.
O coordenador do curso faz a solicitação à Prae por meio do módulo NEE/SigaA. Essa demanda será acompanhada por assistente social em diálogo com a Pró-Reitoria de Administração (Prad) e Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).
Como estratégias de inclusão a instituição possibilita a contratação de profissionais intérpretes, ledores e escreventes, entre as especialidades, de acordo com as necessidades ou outras condições atípicas de aprendizagem.
Buscando contribuir com o processo educativo a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis em parceria com o TRT 23- MT tem realizado ações de sensibilização da comunidade acadêmica, por meio de lives que trazem para a agenda do dia temáticas que envolvem a acessibilidade, inclusão, respeito, apoio e empatia com as pessoas com deficiências, na universidade, no mercado de trabalho e na sociedade.
Outras ações de acessibilidade e inclusão no Estado: