Na perspectiva de atender as demandas educacionais de estudantes com deficiência ou com alguma necessidade educacional especial, a Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) desenvolve ações que tem por objetivo proporcionar a acessibilidade e a inclusão.
Módulo NEE é parte integrante do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SigaA). É o espaço de gestão das Necessidades Educacionais Especiais de estudante PCD (Pessoa com Deficiência) ou outra necessidade, como dificuldade do idioma português, no caso de estudantes indígenas.
O estudante matriculado pode cadastrar sua demanda pelo Portal Discente, acessando o item do menu “OUTROS” > Necessidades Educacionais Especiais > Solicitar Apoio à PRAE. Se desejar, pode fazer a solicitação por meio da Coordenação de Curso que irá cadastrar sua demanda no Módulo NEE no item "ALUNO" > Discente com NEE > Solicitar Apoio à Instituição.
A demanda cadastrada é acompanhada por Assistente Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em diálogo com a Pró-Reitoria de Administração (Prad) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).
Como estratégias de inclusão, a instituição possibilita a contratação de profissionais Intérpretes de Libras, ledores e escreventes, entre as especialidades, de acordo com as necessidades ou outras condições atípicas de aprendizagem.
Buscando contribuir com o processo educativo, a Prae, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT 23-MT), tem realizado ações de sensibilização da comunidade acadêmica, por meio de bate-papo ao vivo (lives). As temáticas discutidas envolvem a acessibilidade, inclusão, respeito, apoio e empatia com as pessoas com deficiências, na universidade, no mercado de trabalho e na sociedade.
O Circuito de Lives do projeto de extensão "Um Bate-Papo na Prae (BPP 21)" realizou cinco bate-papo sobre, com integrantes do TRT-23, da Unemat e da sociedade civil, em 2021, com transmissão pelo canal oficial da Unemat, no YouTube.