A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) adere à Campanha Maio Amarelo – No trânsito, o sentido é a vida. Para isso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) está propondo ações para serem realizadas nos câmpus universitários, aproveitando a organização de cada localidade (Ciretran, Prefeitura, etc).
E como proposta de ação existe a possibilidade de realizar várias ações em parceria com os Ciretrans de cada município e escolas da rede de ensino. Para realizar um trabalho mais efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso nessa campanha, solicitamos que os câmpus participem das ações no seu município, bem como realizem ações específicas com a comunidade acadêmica. A seguir, sugerimos ações propostas pelo próprio movimento, assim como uma específica da Unemat: um festival de vídeos.
Blitz na Unemat – No trânsito, o sentido é a vida!!!
Sugestão 4: Festival de Vídeo - Blitz na Unemat - No trânsito, o sentido é a vida!
Público-alvo: acadêmicos dos cursos da Unemat – câmpus, núcleos e polos.
Inscrições: consulte o regulamento.
Meta: conscientizar a comunidade acadêmica para a segurança no trânsito, mostrando histórias de vida, impacto social e valorização da vida.
Estratégia de execução: conforme regulamento, o vídeo deve ter a logomarca da Campanha Nacional com o lema de 2019. É preciso inserir a marca, legendar e citar a Unemat no vídeo; apresentar argumentos para conscientização sobre um trânsito seguro; apontar histórias de vida que conscientizem e valorizem a vida; demonstrar impacto e relevância social.
Premiação: pousada/day use (da região do ganhador) a ser definida pela equipe organizadora.
Votação: pela Internet – comunidade acadêmica e sociedade em geral.
Cronograma:
Inscrições: 20 de maio a 18 de agosto de 2019
Júri de Seleção e Votação pela Internet: 19 a 30 de agosto de 2019
[nas redes sociais oficiais: Youtube e Facebook oficial da Unemat e da PRAE (Prae - fanpage e Prae - Perfil).
Júri de Premiação: 10 de setembro de 2019
ATENÇÃO!
A Comissão Avaliadora reviu os seguintes pontos:
Art. 9º - Os vídeos selecionados pelo júri de seleção serão disponiblilizados nas redes sociais da Unemat entre 29/08/2019 a 05/09/2019, período em que receberão “curtidas” e/ou “manifestações de reações” da Comunidade Acadêmica e sociedade em geral.
Parágrafo 3º – As curtidas nas redes sociais serão consideradas até às 20h do dia 05 de setembro de 2019, quando serão fotografadas para fins de somatória.
Veja um exemplo bem realizado de um vídeo que atende a todos os critérios da campanha
Sobre o Movimento Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do transito exige, nas mais diferentes esferas.
O que é?
É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
Objetivo
Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.
Por que maio?
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Por que amarelo?
O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
Sobre a década de ação para segurança no trânsito
A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a ‘Década de ações para a Segurança no Transito’. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde – OMS que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
Descrição | Data de Publicação |
---|---|
Regulamento | 08/06/2021 |
Banner para download - imagem para ser inserida no SEU VÍDEO | 08/06/2021 |