RONDONÓPOLIS

Estudantes da Unemat participam de Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Por Lawrenberg Advíncula
16/07/2024

(Foto: Arquivo pessoal)

As estudantes Elismárcia Tosta Aguiar e Josyclaudia Gomes, do 7º semestre do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis, participaram do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O evento está em sua 19ª edição e foi realizado em São Paulo (SP), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Vila Mariana, entre os dias 11 a 14 de julho.

Foi a primeira vez que as estudantes participaram do evento promovido pela Abraji, uma das associações mais respeitadas em Jornalismo na América Latina. O congresso da Abraji ocorreu em formato híbrido, com atividades presenciais, transmissão ao vivo de parte da programação e uma série de conteúdos gravados disponível no site oficial do evento. Entre os palestrantes do evento, grandes nomes da área como Ana Clara Costa (Revista Piauí), Álvaro Pereira Jr. (Rede Globo), Bruno Torturra (Mídia Ninja), Daniela Arbex (Escritora), Ilze Scamparini (Correspondente da Globo), Miriam Leitão (Globo), Natália Vianna (Agência Pública) e Sônia Bridi (jornalista e escritora).

Para a estudante Josyclaudia Gomes, a presença no evento foi uma oportunidade de grande intercâmbio de experiências. "Foi muito inspirador participar do congresso, sou imensamente grata à Tatiana Farah da Abraji, que não mediu esforços para nos proporcionar essa experiência. Também quero agradecer pelo acolhimento de todos, que foram muito atenciosos conosco", analisa Josyclaudia.

Apaixonada pelo jornalismo investigativo, Elismárcia Aguiar é deficiente visual e escolheu o Jornalismo como ferramenta para a conquista de mais acessibilidade e inclusão para pessoas cegas: "Uma comunicação cada vez mais inclusiva" (Arquivo pessoal)

Apaixonada pelo jornalismo investigativo, a estudante Elismárcia Aguiar avaliou toda experiência no evento de modo bastante estimulante para sua jornada no curso e na profissão. Ela é deficiente visual e escolheu o Jornalismo como uma ferramenta para a conquista de mais acessibilidade e inclusão para muitas pessoas cegas e de baixa visão no Brasil. "Para mim, foi uma experiência muito grande, estimulante, pois além de estarmos levando conhecimento sobre diversas áreas, conhecemos profissionais incríveis como a a Daniela Arbex e a Fabiana Moraes. Também tive o prazer de conhecer a Larissa Pontes e a Mariana Clarissa do Inova.Aê, que tem o Michell Platini como consultor, que também é deficiente visual total como eu. Juntos, eles buscam fazer a comunicação cada vez mais inclusiva", comenta Elismárcia.

Ao todo, o Congresso ofereceu mais de 100 atividades, divididas em temas como meio ambiente, eleições, segurança pública, corrupção, políticas públicas e democracia. Nesta edição, a profissional homenageada foi a jornalista, professora e escritora Fabiana Moraes. A cerimônia de homenagem ocorreu no Teatro ESPM.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!