Anped-CO

Programa de Pós-Graduação da Unemat participa de Reunião Regional em Goiás

A 17ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação do Centro-Oeste discutiu reflexões sobre Educação, pesquisa e produção do conhecimento

Por Hemília Maia
30/08/2024

Caravana PPGEdu (Foto: Arquivo pessoal)

Professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), estão em Jataí (GO) onde participam da 17ª Reunião Regional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação do Centro-Oeste (Anped-CO), realizada na Universidade Federal de Jataí (UFJ), desde quarta-feira (28.08).

A caravana conta com a participação das professoras Rosane Duarte Rosa Seluchinesk e Loriége Pessoa Bitencourt, ambas coordenadoras do PPGEdu. Rosane que, além da caravana, coordena o PPGEdu até o dia 31 de agosto, quando encerra seu mandato a frente do programa e a professora Loriége que tomará posse em 2 de setembro. Ambas consideraram a participação de duas coordenadoras, uma efetiva e outra eleita, numa mesma edição do Anped-CO uma experiência tão boa, quanto a que tiveram em 2018. Na ocasião, a 14ª edição do Anped-CO, sediada pela Unemat, recebeu 800 pesquisadores da região Centro-Oeste. A temática discutida à época foi “Educação e Democracia: desafios e resistências da pós-graduação”.

Coordenadoras Rosane e Loriége  

O Anped-CO, conhecido também por ser um espaço plural e inclusivo que promove diálogo entre diferentes perspectivas teórica e metodológicas, é considerado um dos mais importantes para a comunidade acadêmica e educacional no Brasil, explica Loriége. Realizado bianualmente, o encontro reúne pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e profissionais da educação para debater temas emergentes e relevantes na área educacional.

Na edição 2024, foram apresentadas pesquisas que abordam desde as políticas públicas educacionais até questões de formação de professores, práticas pedagógicas inovadoras e desafios enfrentados por diferentes níveis de ensino na região Centro-Oeste e no país.

Além das sessões de comunicação oral e apresentações de pôsteres, o evento trouxe mesas-redondas, palestras de especialistas renomados e oficinas temáticas. Esses espaços visam, não só à troca de conhecimento, mas também à construção de redes de colaboração entre os participantes, fortalecendo a pesquisa e a prática educacional na região.

Comprometida com a discussão de temas contemporâneos como a educação inclusiva, o impacto das novas tecnologias na sala de aula e as questões de equidade e justiça social no ambiente escolar, a Anped-CO 2024 estimulou uma programação diversificada com reflexos a complexidade dos desafios educacionais atuais. Sua programação ainda buscou oferecer subsídios para a construção de práticas educativas mais justas e eficazes, pontuou Rosane.

Com a participação de diversos atores da educação e a apresentação de pesquisas que dialogam com as realidades locais, o evento que encerrou nesta sexta-feira (30.08), se mostrou um marco para o desenvolvimento educacional na região Centro-Oeste, contribuindo significativamente para o avanço da área no Brasil.

Participação da Unemat na Reunião da Anped-CO 2024

Professores do Corpo Docente PPGEdu

Loriége Pessoa Bitencourt palestrou no GT Educação Matemática e Educação em Ciências; Maritza Maciel Castrillon Maldonado compartilhou a fala com professores da UFMS e da UCDB no GT de Política Educacional;  Marilda de Oliveira Costa coordenou sessão e apresentou trabalho; Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira participou de debate sobre a formação de professores indígenas no Brasil. Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, Vilmar Alves Pereira e Paulo Alberto dos Santos Vieira apresentaram trabalhos.

Mestrandos do Corpo Discente PPGEdu

Os alunos do PPGEdu participaram por meio das Comunicações Orais

Grupo de Educação e Povos Indígenas com as temáticas - Saberes indígenas: alfabetização e letramento do povo indígena Chiquitano em Porto Esperidião (Ana Maria de Farias Soares, Alceu Zoia e Fábio Henrique de Souza Lacerda); Saberes indígenas na educação matemática: uma concepção intercultural (Fábio Henrique de Souza Lacerda e Ana Maria de Farias Soares) e O movimento migratório de estudantes indígenas para as escolas urbanas: expectativas, encontros e desencontros entre culturas (Maria Aparecida dos Santos e Dulcina Francieli de Campos).

Grupo Currículo com as temáticas - Um olhar sobre a educação de jovens e adultos: questões para pensar o escolar e o currículo (Denise Greiciane Lima da Silva), Saberes morroquianos em um mundo cada vez mais midiatizado: um estudo tecnobiográfico com moradores da comunidade tradicional Luzia do Retiro/ Porto Estrela-MT (José do Carmo da Silva); Sobre a escola: um exercício de ver e ler, ouvir e sentir seus sons e silêncios e o que isto nos revelam (Rosimeire Marinho de Oliveira).

Grupo Educação Popular com a temática - A inserção dos saberes populares na escola municipal Dr. José Rodrigues Fontes – Cáceres-MT (Dulcina Francieli de Campos)

Grupo Trabalho, Educação e Movimentos Sociais com a temática - Programa nacional de alimentação escolar e a agricultura familiar: O papel da alimentação escolar na promoção da sustentabilidade local no município de Curvelândia-MT (Djeice Quele Linhares Gonçalves)

Grupo Educação e Relações Étnicos-Raciais com as temáticas - Contribuições de núcleos de estudos afro-brasileiros em Mato Grosso: Análises das ações, impactos e desafios. (Eliara Sousa Dias) e Educação e relações raciais em Mato Grosso: Material estruturado, LDB e a Lei 10.639/2003 (Evandro Pereira Leal e Rosely Aparecida Romanelli).

Grupo Educação Ambiental com as temáticas - Possibilidades de uma pedagogia de terreiro pelo horizonte da ontoepistemologia popular na cidade de Cáceres-MT (Ícaro Alexander Antunes Mendonça e Maria Catarina Cebalho) e Mulheres do babaçu: Diálogos sobre ambiente e educação na perspectiva das margaridas (Regina Aparecida Zocal Pazin e Elaine Cassia da Silva).

Egressos do PPGEdu

Grupo Currículo com as temáticas - Currículo em movimento na escola indígena Nũtajensu (Rita de Cássia Beck de Oliveira) e Modos outros de criar e fazer pensar currículos contemporâneos: Movimentos que resistem e (re)inventam o cotidiano escolar (Rosilene Lopes de Pinho). 

Grupo Estado e Política Educacional com a temática - Avanço da privatização na rede estadual de ensino de Mato Grosso por meio de um novo instrumento administrativo: O Contrato de Impacto Social (CIS) e o Sistema Estruturado de Ensino (SEE) (Adriane Marangueli da Silva e Marilda de Oliveira Costa)

Grupo Educação e Relações Étnico-Raciais com a temática - Educação profissional e a Lei 10.639/2003: Um olhar sobre o acervo bibliográfico do IFMT – Câmpus Juína (Alessandra Ferreira Mota e Simonia Souza do Nascimento).


Assessoria de Comunicação - Unemat

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