CIÊNCIA

Alunos da Unemat participam da 1ª Mostra Cientifica de Tangará da Serra

Por John Muller | Aluno Jornalismo Unemat
06/06/2024

(Foto: John Muller | Aluno Jornalismo Unemat)

Com o tema 'Desafios globais, ações locais: Estudantes rumo à Agenda 2030', a 1ª Mostra Científica de Tangará da Serra aconteceu nessa quarta-feira (5). Acadêmicos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil e Jornalismo da Unemat apresentaram trabalhos científicos sobre diversos assuntos.

A 1ª Mostra Cientifica foi organizada pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra com apoio da Unemat e de outras instituições, visando fomentar a pesquisa e a iniciação científica. O evento busca incentivar os estudantes a encontrarem soluções para os problemas cotidianos e divulgar os resultados encontrados.

A Unemat teve participação muito importante na 1ª Mostra Científica, colaborando com divulgação e correção dos resumos. A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Cristiane Duarte, destaca que um "dos deveres dos professores é contribuir com a formação de estudantes de todos os níveis de ensino, além de estimular o interesse pela ciência e promover o intercambio entre a universidade e a comunidade".

A participação de alunos em eventos científicos colabora para o seu desenvolvimento profissional, complementa o diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Tangará da Serra, Ariel Lopes. "O aluno quando ingressa na Universidade, além do ensino, também é inserido no processo de pesquisa e extensão. A Mostra Cientifica é importante por ir ao encontro das necessidades dos alunos em produzir ciência e divulgar as suas produções".

O acadêmico de Ciências Biológicas, Rafael Vollmer, primeiro aluno surdo do curso, participou da Mostra apresentando seu resumo sobre o curso de Libras Módulo I, que está sendo fornecido pela Unemat à comunidade tangaraense. O acadêmico, que também é professor do curso de Libras, reforça que “a sociedade precisa aprender a se comunicar com a comunidade surda, pois nós surdos ficamos felizes com essa inclusão. Esse processo é fundamental para a Universidade também. Os profissionais de todas as áreas precisam aprender a interagir com a comunidade surda”.

Ana Flávia Altmann, acadêmica de Agronomia, apresentou o resumo sobre sua experiência como extensionista do projeto Aviários Móveis, do Laboratório de Avicultura da Unemat. “Para nós, acadêmicos, irmos até os produtores e transformar essa experiência em ciência é fundamental para o nosso futuro profissional. Criar essa rede de relacionamentos com os produtores, e aproximar a ciência deles também faz parte do papel da Universidade”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, reforça a importância da participação dos acadêmicos da Unemat em eventos científicos, principalmente quando tem a oportunidade de aproximar a Universidade com a comunidade. “Todo trabalho extensionista que possa ser mostrado e que possa ser compartilhado com a comunidade, ele deve ser, além de valorizado, incentivado e divulgado, para que a comunidade estabeleça cada vez mais a sua relação dialógica com a Universidade e a Universidade com a comunidade nesse processo de troca de saberes, onde todos ganham”.

A 1ª Mostra Científica aconteceu durante o Fórum Municipal do Meio Ambiente, que buscou incentivar a população acerca do Dia Mundial do Meio Ambiente. O Fórum contou com palestras e participação de várias outras entidades do município e do Estado.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!