BOLSAS ACADÊMICAS

Unemat apresenta legado e êxito do Programa Residência Pedagógica

Em sua curta trajetória, o programa do Governo Federal contribuiu para a formação de futuros professores e injetou milhões de reais em Mato Grosso

Por Assessoria PROEG
24/07/2024

Bolsista durante as atividades de Língua Portuguesa em escola na cidade de Alto Araguaia (Foto: Arquivo pessoal)

Com a finalização do Programa de Residência Pedagógica (RP) anunciado pelo Governo Federal, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) faz um balanço dos resultados alcançados com os três editais, disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com estes editais entre 2018 a 2023, a Universidade ampliou suas políticas com o fomento de bolsas em cerca de nove milhões de reais.

Esta política, para além de atender ao objetivo primeiro, que é melhorar a qualidade da educação, os bolsistas também ajudam no desenvolvimento socioeconômico do Estado a partir de sua atuação como cidadãos e alunos residentes. Desta forma, este programa apresenta aderência a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cooperando com a formação docente e a educação de qualidade (ODS 4) e o crescimento econômico (ODS 8) das cidades do Estado.

Sob a orientação dos professores orientadores de diferentes áreas de conhecimento dos cursos de licenciatura, os mais de 950 alunos desenvolveram ações pedagógicas em mais de 30 escolas e em interlocução com 120 preceptores durante a vigência dos editais financiados pela Capes. O acompanhamento do programa foi realizado pelo coordenador institucional, Agnaldo Rodrigues da Silva, com estratégias de articulação nos câmpus universitários de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino, Juara, Sinop e Tangará da Serra, que contaram com coordenadores de áreas do conhecimento.

Visando atender apenas aos licenciandos dos dois últimos anos da licenciatura, a RP foi desmembrada do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) em 2018. Com sua finalização, o Pibid volta a se dedicar aos quatro anos da formação docente a partir de 2024.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria, a Residência Pedagógica como política nacional de formação de professores tem por objetivo “aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado, além de promover a imersão do licenciando nas escolas”. A imersão cotidiana que se dá com atividades de regência na sala de aula ou de intervenção pedagógica, “é acompanhada por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da Unemat”, explica a pró-reitora.

Para o coordenador institucional, a RP está vinculada aos demais programas da Capes em atendimento à política nacional de formação de professores. Entre suas premissas, o programa “assegura aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica,” destaca Agnaldo.

Bolsistas RP de Língua Portuguesa no Câmpus de Alto Araguaia com a coordenadora de área. Foto: Arquivo pessoal

 

RP e sua repercussão

De acordo com relatório da coordenação institucional, os objetivos propostos foram atendidos nos projetos nas áreas de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia. Isto possibilitou maior consolidação das licenciaturas da Unemat na região mato-grossense com repercussão nos projetos pedagógicos de curso. “Teoria e prática nas ações dos cursos e nas áreas se articula em atividades interdisciplinares que fortaleceram as escolas-campo”, destacou Agnaldo.

A articulação da Unemat com as secretarias de educação possibilitou vivência da dimensão científico-pedagógica da futura profissão aos licenciandos por meio de laboratórios de aprendizagens, campos de experimentação, grupos de estudo e em eventos realizados pelos cursos de licenciatura envolvidos.

Neste percurso, “o trabalho em equipe ocasionou o êxito na execução do planejamento, fortalecendo a relação multi e interdisciplinar entre as licenciaturas e os subprojetos superaram as expectativas, promovendo ações significativas que contribuíram com as áreas de conhecimento e o dia-a-dia da escola pública,” comemora o coordenador.

Foram inúmeras as atividades desenvolvidas pelos residentes com foco na formação docente, metodologias de ensino e estudo da legislação vigente, perpassando questões voltadas à ambientação na escola, à observação semiestruturada em sala de aula, à elaboração de planos de aula, às atividades de regência do residente, à avaliação parcial da experiência e da socialização e à avaliação final das ações desenvolvidas. Realizaram também oficinas, olimpíadas, gincanas, sequências didáticas e materiais didáticos. Ao longo do processo, os bolsistas (estudantes e professores) comunicaram sua experiência em eventos, revistas ou livros por meio de artigos científicos e de relatos de experiências.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

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