Atletas do programa de extensão universitária “Ensino, Vivência e Aprendizagem do Esporte” da Universidade do Estado de Mato Grosso (PROEsporte/Unemat) foram contemplados com bolsas de auxílio mensal pelo Edital Bolsa Atleta 2024 – Projeto Olimpus, do Governo de Mato Grosso.
Pela categoria Estudantil, os atletas do parabadminton Gonçalina Delfino da Silva, Jamilly Cristtiny Dias Aguilhera e Vitor Hugo Silva Dutra, treinados pela professora Karyna Aires, receberão, durante 12 meses, bolsas mensais de 800 reais, e a atleta do atletismo Yasmin Vitória Silva Medeiros Souza, treinada pelos professores Luciene Rodrigues e Eduardo Santana, a bolsa mensal de 200 reais.
Os resultados obtidos nas competições de parabadminton, em 2023, na fase nacional das Paralimpíadas Escolares, habilitaram os atletas para o pleito da bolsa estadual. Para o coordenador do programa e do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Esporte e Exercício Físico (Cipeef/Unemat), professor Riller Reverdito, a qualidade da prática esportiva oferecida pelo programa e a sua continuidade tem grande relevância nos resultados alcançados pelos alunos do projeto.
Nas categorias Estudantil, Base e Infantil, que visam fortalecer a formação esportiva de base, foram classificados 272 atletas. As modalidades atendidas pelo Projeto Olimpus incluem goalball, natação paralímpica, atletismo, ginástica rítmica, karatê, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, entre outras.
“O trabalho na formação esportiva demanda acesso a equipamentos e estrutura adequada para cada uma das fases de desenvolvimento do atleta, treinadores qualificados e apoio institucional, além da satisfação dos jovens com a prática esportiva. A bolsa Olimpus vai oferecer a esses jovens atletas novas expectativas em relação ao esporte, o que nos deixa muito felizes”, reforça Reverdito.
O projeto Olimpus é uma ação do Governo de Mato Grosso, desenvolvida por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), destinada à concessão de bolsa-atleta, bolsa-técnico e premiação por desempenho a serem concedidas aos atletas, paratletas e treinadores, com reconhecido destaque esportivo em diferentes níveis.
Programa Ensino, Vivência e Aprendizagem do Esporte
Programa de extensão universitária, PROEsporte/Unemat atende gratuitamente crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos de idade. O programa abriga vários projetos esportivos desenvolvidos pela Universidade e parceiros como o projeto Centro de Referência Paralímpico da Unemat (CRPB-Unemat), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o projeto Segundo Tempo, em parceria com o Ministério do Esporte (Mesp).
As atividades são desenvolvidas no complexo esportivo da Unemat, localizado na Cidade Universitária, em Cáceres, onde são ofertadas aulas de natação, atletismo, futebol, futsal, badminton, handebol e bocha paralímpica.
Interessados em realizar atividades esportivas poderão entrar em contato pelo telefone (65) 9661-9635 ou Instagram (@cipeefunemat - @crpb.unemat).
Contato:
imprensa@unemat.br