Boas-Vindas

Unemat realiza aula inaugural do curso de Agronomia em Querência

Por Lygia Lima
13/09/2021

autoridades civis e acadêmicas na aula inaugural do curso de Agronomia (Foto: Lygia Lima)

A Universidade do Estado de Mato Grosso realizou nesta segunda-feira (13) a aula inaugural do curso de Agronomia no município de Querência para dar as boas-vindas a 50 novos acadêmicos. O curso é oferecido em turma única por meio de uma parceria da Unemat com a Prefeitura Municipal. A solenidade ocorreu de forma remota por conta da pandemia do Coronavírus e contou com a presença dos acadêmicos, familiares, além de autoridades civis e acadêmicas.

O prefeito municipal Fernando Gorgem lembrou o esforço da sociedade de Querência para conseguir a implantação do curso de Agronomia pela Unemat e enfatizou o potencial do município no área. “Querência vem se transformando cada dia mais num grande celeiro do Brasil e do mundo, daí a importância desse curso para o nosso município.  Aqui temos os maiores produtores do mundo, temos assentados, temos cooperados, temos aqui um plano de agricultura familiar indígena. Aqui, vocês acadêmicos, tem uma grande diversidade para pesquisa e um vasto campo de trabalho”, afirmou.

O pró-reitor de Gestão Financeira da Unemat, professor Ricardo Umetsu, lembrou que a oferta de um curso de Agronomia em Querência vem sendo discutida dentro da Unemat e também com o município há alguns anos. “Essa parceria com gestores que se preocupam com a formação do seu povo permite que a Unemat alcance cada vez mais a sociedade. É dessa forma que a Unemat pode levar a formação para mais pessoas. Aproveitem esse vontade e façam valer a pena essa formação que vocês estão tendo acesso. Temos certeza que essa formação vai poder contribuir com o desenvolvimento desse município e da região”, afirmou.

A diretora da Escola Agrícola de Querência – local onde o curso de Agronomia vai funcionar -  Raquel de Freitas, lembrou que é egressa da Unemat, e que ser engenheira agrônoma para ela sempre foi um sonho, que ela pode realizar. “Eu tive uma oportunidade rápida de ingressar no mercado de trabalho, e hoje fico emocionada e muito orgulhosa de ver tantos ex-alunos da  Escola agrícola ingressando na Unemat e tendo um futuro. Sei que vocês vão contribuir muito com a nossa região”, afirmou.

O diretor Político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Nova Xavantina, a qual o curso de Agronomia de Querência é vinculado, professor Vandoir Holtz também enfatizou a parceria entre o município e a Unemat e lembrou aos acadêmicos que mais do somente o ensino, a Unemat prioriza a extensão e pesquisa.  “A Unemat propicia um ambiente que favorece muito a formação dos acadêmicos, pois além de estar na sala de aula, também vão interagir com a sociedade local por meio de projeto de extensão e de pesquisa, uma vez que a Universidade não é só o ensino em sala de aula, mas integra a pesquisa e a extensão”, afirmou.

Também participaram da solenidade da aula inaugural o vereador Marcos Amorim, o pró-reitor de Ensino de graduação da Unemat, professor Alexandre Porto, o diretor administrativo do Câmpus de Nova Xavantina,  Kleiton de Souza Chagas, a Secretaria de Educação de Querência, Rosita Maria Hahn, o diretor da Faculdade de Ciências Agrarárias do câmpus de Nova Xavantina, professor Rodrigo de Goes. 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!