Igualdade Racial

Concurso de redação da OAB-MT conta com parceria de cursos da Unemat

Em defesa da igualdade racial 78 redações foram avaliadas na segunda edição do prêmio

Por Hemília Maia
10/03/2023

(Foto: Divulgação)

Novamente a Subseção da OAB-MT de Rondonópolis, pôde contar com a parceria dos cursos de Direito e de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Concurso de Redação promovido pela Comissão de Defesa da Igualdade Racial que tem por objetivo fomentar o debate por meio da Educação nas escolas e universidades sobre racismo, discriminação e preconceito.

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade do curso de Direito da Unemat atua junto ao Concurso de Redação desde a concepção do projeto. E o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Edileusa Gimenes Moralis do curso de Letras do Núcleo Pedagógico da Unemat em Rondonópolis (Nuepe/Unemat) avaliou outra vez as redações.

O professor da Unemat, representante do Instituto Professora Coraci e vice-presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB, Éverton Neves dos Santos, chama a atenção para o trabalho dos professores na pauta antirracista. “Queremos que esse concurso entre para agenda oficial da região, normalizar debate em face do racismo estrutural é urgente. Parabéns à gestão OAB que ao promover este espaço com a sociedade demonstra seu compromisso com a democracia e o respeito às diferenças pelo diálogo da Educação Antirracista”.

 

A coordenadora do Nuepe/Unemat, a bibliotecária Fabiana de Andrade, parabenizou a equipe pelo empenho.  “Temos que agradecer a professora Shirlene e seus orientandos que realizaram a avaliação de todas as redações submetidas com muita dedicação, pelo segundo ano consecutivo”.

A professora do curso de Letras Shirlene Rohr e seus orientandos avaliaram as 78 redações inscritas no concurso sob a temática “Defesa da igualdade racial: o país que queremos” que resultaram na premiação de seis estudantes de quatros escolas públicas dos municípios de Guiratinga, Pedra Preta e Rondonópolis, sendo três do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio.

Todos os vencedores receberam medalha e certificado durante a premiação e os primeiros colocados das categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio também levaram para casa um tablete cada um. A OAB ainda homenageou professores e gestores das escolas que tiveram alunos participantes.




Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!