INICIAÇÃO CIENTÍFICA

11ª edição da Mostra de Iniciação Científica premia em quatro categorias mais voto popular

O troféu da edição, em forma de astrolábio, foi recebido pelas 13 equipes vencedoras em 2024

Por Hemília Maia
11/11/2024

(Foto: Abner Miranda)

Os resultados da 11ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, realizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Ceicim/Unemat), foi muito comemorado pelos alunos das 22 escolas participantes. A cerimônia de premiação, na última sexta-feira (08.11), onde 13 dos 125 trabalhos foram premiados, com o troféu Astrolábio, acabou em festa, com direito a show da Banda Rigel e muitas demonstrações de alegria e euforia.

O trabalho Diversidade de plantas medicinais nos quintais do Distrito Nova Cáceres, Cáceres-MT da Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto, da categoria Iniciação à Pesquisa Ensino Médio, venceu a premiação Voto Popular com expressivos 1.222 votos.

Na categoria Desenvolvimento Tecnológico os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso, câmpus Cáceres, faturaram as três primeiras colocações. O Colégio Imaculada Conceição (CIC) garantiu quatro colocações tendo o maior número de trabalhos premiados, com destaque para a categoria Iniciação à Pesquisa Ensino Médio, onde obteve a 1ª e a 2ª colocação. Além do voto popular, outras três escolas estaduais tiveram trabalhos premiados, sendo a E.E. Desembargador Olegário Moreira de Barros a 1ª colocada na categoria Iniciação à Pesquisa Ensino Fundamental. Na categoria Iniciação Científica Mirim duas Escolas Municipais venceram a 2ª e 3ª colação.

 

Coordenador da Mostra, professor Marcos Borges
Foto: Abner Miranda

O professor Marcos Borges, do Ceicim/Unemat, e coordenador da Mostra, disse o quanto se orgulha do envolvimento da comunidade escolar que, ainda que tenham várias atribuições, se coloca à disposição e orienta os alunos durante vários meses e dos resultados promovidos pela Mosta. “Já estamos na 11ª edição, isso nos faz entender que estamos num bom caminho onde atingimos o objetivo de estimular os alunos na prática da iniciação científica, na prática da pesquisa, da investigação, fazendo que os alunos não só aprendam os conteúdos escolares, mas habilidades e competências para a vida”.

 

Participaram da mostra 438 alunos e 60 professores orientadores do Ensino Fundamental e Médio das escolas de Cáceres, Colíder, Cuiabá e Nortelândia, do estado de Mato Grosso e de Alto Alegre dos Parecis, do estado de Rondônia. Os professores, orientadores e coorientadores, e os alunos participantes recebem certificação. Os resumos dos trabalhos apresentados na Mostra serão publicados nos Anais da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal

Os avaliadores da Mostra ficaram satisfeitos com o que viram. Tatiana Rondon da Silva, professora de Matemática e de Física, ficou impressionada com os trabalhos apresentados, “principalmente com os trabalhos dos alunos do ensino médio. Eles desenvolveram pesquisas com potencial para novos desdobramentos, assim como vi potencial para formação de futuros pesquisadores”.  O professor de matemática, José Marcelo Pontes, também aposta no nível dos participantes da Mostra. “No decorrer dos anos tenho observado uma evolução na qualidade, no cuidado dos orientadores e dos alunos em desenvolver uma pesquisa a partir de uma pergunta que culmina nesse resultado. Todas as categorias trouxeram trabalhos interessantes e criativos, envolvendo várias áreas do conhecimento. Historicamente, os trabalhos vencedores da Mostra, na categoria de Incentivo à Pesquisa, costumam representar Cáceres em outros estados, mas há potencial para isso em todas elas”.

 

São parceiros da Mostra o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Prefeitura Municipal de Cáceres, Grupo Cometa, Seeg Fibras, Juba Supermercado e Águas do Pantanal.

Trabalhos premiados por categoria

VOTO POPULAR

 

Diversidade de plantas medicinais nos quintais do Distrito Nova Cáceres, Cáceres-MT

Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto

Jovens pesquisadores: Agatha Marcoski Campos; Sarah Nunes de Oliveira; Danielle Vitoria Garcia da Silva e Bianca Vitória Neres Ramos

Orientação: Genice Moura Ferreira e Jéssica Aparecida de Melo

 

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

6º ano até o Ensino Médio – A categoria visa produzir novos produtos ou materiais tecnológicos

 

1º lugar - Uso de JSON em jogos

IFMT Câmpus Cáceres Professor Olegário Baldo

Jovens pesquisadores: Guilherme Nolibos Baccin e Luiza de Jesus Medeiros.

Orientação: Eliel Regis de Lima

 

2º lugar – Transformação de resíduos alimentares em ração natural para pets: um estudo de caso no IFMT Câmpus Cáceres Professor Olegário Baldo

IFMT Câmpus Cáceres Professor Olegário Baldo

Jovens pesquisadores: Francieli Nuria Trindade Publio; Jordana Teodoro de Oliveira; Maria Eduarda Castro Nunes; e Maria Eduarda de Oliveira Deluqui.

Orientação: Admilson Costa da Cunha e Ginia Brito de Lima

 

3º lugar – Jogo salto na aprendizagem

IFMT Câmpus Cáceres Professor Olegário Baldo

Jovens pesquisadores: Caliane Ferrarezzi Reis e Isadora Batista Vailante

Orientação: Marcelo Rocha Meira

 

As próximas categorias têm por objetivo a investigação de um problema com o objetivo de explicar fenômenos e conceitos, vividos no dia a dia, utilizando o método de investigação científica.

INCENTIVO À PESQUISA (EM)

Ensino Médio

 

1º lugar – Impactos antrópicos e alterações morfológicas no córrego Sangradouro, Cáceres-MT

Colégio Imaculada Conceição (CIC)

Jovens pesquisadores: Ana Julia Santiago Lopes; Rafaella Emilie Leal Borges Drager; Ana Clara Neves Trindade e Maria Luísa Hall Silva

Orientação: Verônica Martinez de Oliveira Raymundi e Thiago Roberto Peroza

 

2º lugar – Narrativa, identidade e simbolismos: contemporaneidade da obra quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus

Colégio Imaculada Conceição (CIC)

Jovens pesquisadores: Murilo Borges Oliveira Leite; Lívia Sversuth Silva Tanaka; Jhenyffer Cleyciane Silva Gomes e Isabelly Cristinny da Silva Ribas.

Orientação: Jéssica de Azevedo Gonçalves

 

3º lugar – Expressão sustentável: uso de materiais recicláveis enquanto experimentação artística

Escola Estadual Deputado Francisco Villanova

Jovens pesquisadores: Stephany Almeida Alves; Rakelly Ribeiro da Silva e Vitor Ferreira da Cruz

Orientação: Karina de Oliveira Duarte e Jady Duarte Schmitz

 

INCENTIVO À PESQUISA (EF)

6º ao 9º ano Ensino Fundamental

 

1º lugar – Medindo o poder da natureza

Escola Estadual Desembargador Olegário Moreira de Barros

Jovens pesquisadores: Bianca da Silva Santana e Millena Shimizu Benoci

Orientação: Huclemyka Gomes Toscano e Fábio de Oliveira Souza

 

2º lugar – Impactos Ambientais que alteram a variedade de peixes e seu ecossistema em Cáceres-MT

Colégio Imaculada Conceição (CIC)

Jovens pesquisadores: Luara Galiassi; Isabelly Candia Pegaiani; Jaine Pena Cezario Correa e Vitoria Castella Toni.

Orientação: Valdete Mendes da Silva e Daiane Rosa de Paula Cusin

 

3º lugar – Aplicações e Resoluções da Equação do Segundo Grau

Escola Estadual Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes

Jovens pesquisadores: Heloísa Silva de Souza; Rafaela Assis Olivares Ramos; Isabella de Souza pereira e Fernanda da Cruz Fonseca Ribeiro.

Orientação: Polyana de Castro Costa e Claúdia Regina Garrido

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA MIRIM

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

 

1º lugar – Consumismo: benefícios x malefícios

Colégio Imaculada Conceição (CIC)

Jovens pesquisadores: César Miguel Fresco de Almeida; Heitor Araujo Lira; Isabella Bochenski Fanck e Luiz Felipe de Paula Cusin

Orientação: Sônia Maria de Paula

 

2º lugar – Eu, o ambiente e a sustentabilidade

Escola Municipal Raquel Ramão da Silva

Jovens pesquisadores: Emily Ribeiro do Nascimento; Nicolas Henrique de Souza Silva; Raíssa Cebalho Melgar e Lucas Vinícius dos Santos Ardaia.

Orientação: Maria José Magalhães Severino

 

3º lugar – A fabricação de perfumes, xampu, sabonetes, hidratantes e produtos de maquiagem com plantas e flores pelos saberes étnico-raciais

Escola Municipal Professor Eduardo Benevides Lindot

Jovens pesquisadores: Aline Cristini de Almeida; Cecília Gabriele de Campos Paro; Janderyel Henrick Santos Sonaque e Manuella dos Anjos Silva Nobokite.

Orientação: Maria do Carmo Silva

 


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