Teve início hoje (12) o evento ‘Metodologia para o ensino do esporte no contexto escolar’, voltado à capacitação de professores das Escolas de Tempo Integral Vocacionadas para o Esporte. A ação é promovida em uma parceria do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação Física (Cipeef) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT). Realizado no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária do câmpus da Unemat em Cáceres, o evento segue até quinta-feira (14).
A iniciativa está inserida no contexto de uma parceria firmada entre Unemat e Seduc-MT que, desde 2017, mantêm ações conjuntas de elaboração curricular, capacitação de professores e gestores, avaliação e acompanhamento das escolas vocacionadas.
Atualmente, das Escolas de Tempo Integral Vocacionadas mantidas pelo Estado, 13 são voltadas ao esporte, distribuídas por diferentes regiões, com expectativa de expansão nos próximos anos. “Essas unidades integram a política estadual de educação integral e têm as modalidades esportivas como parte do currículo escolar, a exemplo de Matemática e Língua Portuguesa”, explica o professor e pesquisador Riller Reverdito, coordenador do evento e do Cipeef.
Para William Vieira, professor de xadrez da Escola Estadual Professor Elídio Murcelli Filho, de Aripuanã, a formação contribui diretamente para o desempenho dos estudantes dentro e fora das quadras. “Nossa expectativa é muito grande, pois conseguimos associar o esporte a outras áreas do conhecimento, como Matemática e História, e trabalhar também aspectos socioemocionais. Isso amplia o alcance do ensino e potencializa o desenvolvimento dos alunos”, explica William.
“Além de reforçar a prática esportiva como ferramenta pedagógica, a Unemat busca se consolidar como referência nacional no ensino e pesquisa em esporte, oferecendo graduação, especializações e ações de extensão que atendem a jovens em todo o Estado”, complementa Riller. “O investimento na formação dos professores destas escolas vocacionadas é fundamental para alinhar o fenômeno esportivo aos objetivos da escola”, afirma o coordenador.
Na abertura do evento, o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação da Unemat, Darlan Guimarães, lembrou que, somente nos últimos anos, a Unemat executou aproximadamente R$ 25 milhões dedicados à área do esporte, entre verbas federais e estaduais, incluindo a reforma da pista de atletismo e a modernização do centro esportivo. “Esses investimentos refletem nosso compromisso em oferecer infraestrutura de excelência para nossos atletas, fortalecendo o papel da Universidade como referência no desenvolvimento esportivo em Mato Grosso”, destacou o pró-reitor.
Formadores
A formação das 11 modalidades esportivas oferecidas como componentes curriculares nas escolas é coordenada por profissionais com trajetória acadêmica e prática, incluindo treinadores olímpicos e técnicos de seleções brasileiras.
- Atletismo: Márcio Prudêncio, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Badminton: Gabriel Ornaghi, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), ambas no Paraná
- Xadrez: Luiz Filho, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
- Basquete: André Soares, treinador de Blumenau (SC)
- Futsal: Wilton Santana, da UEL, no Paraná
- Ginástica rítmica: Bruna Locci, da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica
- Handebol: Camila Dionizio, treinadora de Jundiaí (SP)
- Judô: Mariana Simões, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo
- Tênis de mesa: Taisa Belli, da Unicamp, em São Paulo
- Vôlei de areia: Jairo Schantz Junior, da Federação Mato Grossense De Voleibol (FMVB)
- Vôlei de quadra: Henrique Castro, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Contato:
imprensa@unemat.br