Internacionalização

Aproximação entre MT e EUA renderá parcerias entre a Unemat e as universidades de Iowa e Minnesota

Em acordo institucional do Estado de MT com os EUA, todas as universidades públicas presentes em Mato Grosso foram consideradas

Por Hemília Maia
12/09/2024

Ao centro, o vice-gov., Otaviano Piveta e a gov. de Iowa, Kim Reynolds; o senador Wellington Fagundes; o reitor da UFMT e o vice-reitor da Unemat, Alexandre Porto e nas bordas, o assessor da Unemat, Anderson Amaral e a pres. do Nurimat, Rita Chiletto (Foto: Arquivo pessoal: Anderson Amaral)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), representada pelo vice-reitor Alexandre Porto e pelo assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais, Anderson Amaral, compôs a delegação do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (Nurimat), em visita a entidades governamentais e acadêmicas nos Estados Unidos (EUA), no período de 26 de agosto a 3 de setembro.

O objetivo principal da visita de identificar e aproveitar oportunidades para benefício mútuo e crescimento das instituições envolvidas, oportunizado pela agenda programada pelo Nurimat, possibilitou aos membros da delegação priorizar seus respectivos interesses.

De acordo com Alexandre Porto, a missão oficial promoveu uma aproximação tanto entre as próprias universidades mato-grossenses, quanto entre elas e as instituições americanas. O vice-reitor, inclusive, aponta possíveis resultados dessa iniciativa. “A consolidação da cooperação com as universidades de Iowa e de Minnesota poderá resultar em crescimento científico e interação entre nossas instituições e geração de desenvolvimento tecnológico, parcerias produtivas e conquistas para melhoria das condições de vida da população do estado de Mato Grosso. Essa cooperação poderá abrir possibilidades de estágios, principalmente para nossos alunos da área de Ciências Agrárias, dos cursos de Agronomia e Zootecnia”, adiantou Alexandre Porto.

O vice-reitor e o assessor do Escritório de Relações Internacionais da Unemat destacaram o quanto as estruturas das instituições visitadas são impressionantes. “Tivemos a oportunidade de conhecer as instalações de ambas universidades, por meio de visitas a laboratórios e centros de pesquisa, bem como de realizar reuniões com os docentes e colaboradores, com o objetivo de entender as pesquisas atuais, as práticas pedagógicas, as conexões dos centros de pesquisa e extensão com a indústria e a sociedade, formas de financiamento institucional e ainda explorar as oportunidades para realização de projetos colaborativos, de estágios de curta duração e de intercâmbio entre docentes e acadêmicos entre as instituições”, citou Anderson Amaral.

Além da Unemat, participaram da delegação representantes das universidades Federal de Mato Grosso (UFMT) e Federal de Rondonópolis (UFR), o vice-governador Otaviano Pivetta, o senador Wellington Fagundes e a presidente do Nurimat e coordenadora de Assuntos Internacionais do Governo do Estado de Mato Grosso, Rita de Cássia Chiletto.

Programação realizada pela Delegação de Mato Grosso

A delegação visitou as cidades de Boone, Ames e Des Moines, capital do estado de Iowa, todas na região central dos Estados Unidos, e Mineápolis, no estado de Minnesota, situado no Meio-Oeste dos EUA. Assim como Mato Grosso, Iowa é um estado conhecido por sua robusta agricultura, com destaque para as produções de milho e soja. O estado também possui forte indústria de manufatura e abriga diversas universidades renomadas.

Em Des Moines, a delegação conheceu a sede do governo estadual, o Capitólio, que abriga a Assembleia Legislativa de Iowa, o gabinete do Governador e a Suprema Corte de Iowa, e a Community College (Dmmac), equivalente a uma escola técnica com o objetivo de firmar possíveis parcerias para programas acadêmicos, intercâmbios e formação profissional.

Em Ames, conheceu a Universidade do Estado de Iowa, com oportunidades de cooperação em pesquisa, extensão, inovação e intercâmbios acadêmicos, o Egg Industry Center, um centro de pesquisa e extensão dedicado ao desenvolvimento e promoção da indústria de produção de ovos no estado de Iowa, bancado pela indústria e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, responsável por fortalecer a pesquisa agrícola através da ciência e inovação.

Em Boone, a delegação explorou a maior feira agrícola ao ar livre dos Estados Unidos, a Farm Progress Show, que reúne produtores rurais, fabricantes e profissionais do setor para apresentar as últimas inovações e tecnologias do mercado, com a intenção de estabelecer parcerias para o fortalecimento do setor agrícola de Mato Grosso.

Na cidade de Mineápolis, cidade mais populosa de Minnesota, a robusta economia baseada em setores importantes como serviços financeiros, manufatura, biotecnologia, saúde e agronegócio serviu de pano de fundo para a programação da delegação que visitou a Universidade de Minnesota, com intenção de explorar oportunidades de pesquisa colaborativa, aprimorar parcerias acadêmicas e discutir programas globais com a instituição.

A universidade em Mineápolis se destaca por seus programas de pesquisa de alta qualidade e tem sido pioneira em diversas áreas, incluindo ciências da saúde, engenharia biomédica, agricultura sustentável e tecnologia da informação. A agricultura é uma área de destaque na Universidade de Minnesota, fundada em 1851 e que possui longa tradição de pesquisa, inovação e educação, contribuindo significativamente para o avanço das práticas agrícolas e a sustentabilidade.

Com o objetivo de promover intercâmbio cultural e artístico, além de explorar oportunidades de colaboração em projetos culturais e educacionais, a delegação visitou o Instituto de Arte de Mineápolis e o Walker Art Center & Sculpture Garden.

Fundado em 1883, o Instituto é considerado um dos maiores e mais prestigiosos museus de arte dos Estados Unidos e abriga uma coleção diversificada que inclui mais de 90 mil obras de arte, abrangendo 5 mil anos de história e culturas de todo o mundo. O Walker Art Center é um dos centros de arte contemporânea mais influentes dos Estados Unidos. O Walker começou em 1927 como uma pequena galeria de arte e evoluiu para um complexo cultural de renome internacional. Em 1988, inaugurou o jardim de esculturas ao ar livre, o Minneapolis Sculpture Garden, que é um dos maiores do seu tipo nos Estados Unidos.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!