GESTÃO

Ministérios recebem reitora e vice-reitor da Unemat em Brasília

Vera Maquêa e Alexandre Porto cumpriram agenda nos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação, dos Povos Indígenas e da Saúde

Por Nataniel Zanferrari
13/03/2023

Reitoras com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, no Dia Internacional das Mulheres (Foto: Luara Baggi (Ascom/MCTI))

A reitora Vera Maquêa e o vice-reitor Alexandre Porto representaram a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Brasília durante a semana passada.

Os gestores unematianos se reuniram com representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, dos Povos Indígenas e da Saúde. A agenda foi organizada pela Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Vera Maquêa e Alexandre Porto foram recebidos na terça-feira (7) na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde (MS), em Brasília, onde discutiram sobre a elaboração do termo de convênio curso para o curso de Enfermagem Intercultural Indígena que será implementado em Barra do Bugres. As tratativas tiveram início em agosto do ano passado. A equipe da Unemat foi recebida pela chefe de gabinete Yuna Guajajara e pelo coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Monitoramento da Execução Financeira, Nelson Soares Filho, e pela equipe técnica da Sesai.

Vera e Porto foram acompanhados da diretora da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), Mônica Cidele da Cruz, e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii), Adailton Alves da Silva, e dos professores de Enfermagem, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel e Vagner Ferreira do Nascimento.

A equipe de gestão da Coordenação-Geral de Residências em Saúde do Ministério da Saúde (MS) também recebeu os professores Ana Cláudia Pereira Terças Trettel e Vagner Ferreira do Nascimento para discutir as tratativas de uma proposta de Residência Multiprofissional em Saúde para a Unemat. A proposta de residência é feita em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT). Também foi integrada a proposta ao Ministério da Educação (MEC), já que a área de Residências em Saúde é uma articulação de ambos os ministérios. A equipe da Unemat foi recebida pelas servidoras Juliana Rodrigues Sereno e Simone de Souza Moura.

Já na quarta-feira (8), o Ministério da Educação recebeu 60 representantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) na Sala de Atos do Ministério, dentre eles, a reitora e vice-reitor da Unemat.

O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou a importância do diálogo, da parceria e da cooperação em sua fala aos reitores. “Podem ficar certos de que vocês terão as portas abertas do MEC para que possamos construir as parcerias e as políticas do ensino superior. Sabemos da importância do Ensino Superior no nosso país. Seja ele federal, estadual ou municipal. O importante nesse momento de reconstrução é o diálogo, porque ninguém constrói nada sozinho”, afirmou.

Além do ministro, a reunião contou com a participação da secretária-executiva Izolda Cela, e da secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio.

Ainda na quarta-feira, Vera e Porto participaram de audiência da Abruem com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, onde também foi celebrado o Dia Internacional das Mulheres.

Neste sentido, foram apresentadas pautas com vistas à inclusão das universidades estaduais e municipais em políticas públicas e programas com recursos da União, de modo a garantir a democratização e a equidade na divisão de recursos para fomento das ações de ensino, pesquisa e extensão financiados pela União para as universidades estaduais, municipais e federais.


mídias relacionadas


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!