Matemática

Unemat oferta Curso Preparatório para Olimpíadas de Matemática em Cáceres

Com objetivo de melhorar o desempenho de Cáceres em competições de Matemática foram organizadas turmas no mesmo modelo dos níveis da Obmep, considerada a maior competição científica do Brasil

Por Hemília Maia
14/04/2025

Início das aulas dos Cursos Preparatórios para Olimpíadas de Matemática (Foto: Arquivo Olimpo Matemático)

Mais de 100 alunos da Educação Básica de Cáceres, iniciaram em 5 de abril os Cursos Preparatórios para Olimpíadas de Matemática ofertados por meio do projeto de extensão “Olimpo Matemático: Treinamento para Olimpíadas de Matemática” da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O evento de abertura contou com a presença de professores de Matemática do município e do maior medalhista de Cáceres na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) Lucas dos Reis Carvalho. Das 10 medalhas conquistadas por alunos de escolas públicas de Cáceres em duas décadas de competição, cinco são do Lucas, incluindo a única de ouro. Egresso do curso de Ciências Contábeis da Unemat e contador da autarquia Águas do Pantanal, Lucas contou sua trajetória vencedora, a importância de sua família para esta conquista e sobre o quanto a Obmep transformou sua vida.

As três turmas do curso foram organizadas pelos mesmos níveis da Obmep, competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) . Sendo Nível 1 para alunos dos 6º e 7º anos, Nível 2 para alunos dos 8º e 9º anos, e Nível 3 para alunos do Ensino Médio. As aulas serão realizadas no campus Jane Vanini, aos sábados pela manhã até 7 de junho. Cerca de 20 acadêmicos dos cursos de Matemática e Computação da Unemat, estão envolvidos nas ações do projeto que é coordenado pelos professores doutores em Matemática, Marco Antônio de Alcantara Fernandes e Míriam Saldanha Carneiro e pelo professor doutor em Engenharia Elétrica e mestre em Matemática, Mauro Viegas da Silva.

Professores Marco Antônio Fernandes, Mauro Silva, medalhista da Obmep Lucas Carvalho e professora Míriam Caneiro

De acordo com a professora Míriam Carneiro “o principal objetivo deste projeto é implementar, no município de Cáceres, uma “cultura” de preparação para competições de Matemática, com foco especialmente na maior destas competições que ocorre em nosso país, a Obmep, que ocorre desde 2005 com sucessivos recordes de participação fazendo desta a maior competição científica do Brasil e uma das maiores do mundo.”

“Esta competição tem impactado a Educação em nosso país e mudado a vida de muitas famílias brasileiras. Um bom desempenho nessas olimpíadas tem funcionado como uma “carta de recomendação” para o estudante, e as premiações obtidas nesses eventos são vistas como importantes diferenciais para a vida acadêmica, principalmente quando o aluno concorre a bolsas de estudos em universidades. Uma medalha olímpica é algo que passa a fazer parte, permanentemente, do currículo do estudante” frisou o professor Marco Antônio de Alcantara Fernandes. 

Mas o professor Mauro Silva lembra que poucos alunos de Cáceres conseguiram tal feito. “Em duas décadas de participação nesta competição, os alunos de escolas públicas de Cáceres conquistaram um total de apenas 10 medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Consideramos esse número muito aquém do desejável e esperamos que este projeto consiga mobilizar mais alunos para se prepararem para essas competições e, assim, melhorar o desempenho de nosso município na competição.”

Os coordenadores ainda apontam que pesquisas mostram que escolas com estudantes medalhistas, em geral, possuem resultados melhores no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado são melhores taxas de rendimento, além de menor distorção idade-série. “Isto mostra a importância que competições como a Obmep têm, no processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação Básica”, destaca Míriam Carneiro.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!