A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) marca presença na edição do Pint of Science Brasil 2025 como a Instituição de Ensino Superior com a maior participação em número de cidades na região Centro-Oeste desde 2023. O Pint of Science completa 10 anos no Brasil e se consagra como o maior do mundo ao alcançar 169 cidades, seguido pela Espanha com 75 cidades, França com 61 e pelo Reino Unido, com 42 cidades. Com expectativa de público de mais de 20 mil pessoas.
Só na região Centro-Oeste há 18 municípios envolvidos, sendo 11 em Mato Grosso. A Unemat participará em cinco deles com pesquisadores nos municípios de Cáceres, Cuiabá, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra. A temática 2025 “Tempo de mudanças” também proporcionará aos participantes, conhecer pessoas que têm dedicado suas vidas a investigação das mudanças climáticas que vêm ocorrendo no planeta.
Nas noites de 19, 20 e 21 de maio, o festival de comunicação da ciência mobilizará cientistas das cinco regiões do país para conversarem diretamente com as pessoas de suas comunidades em ambientes descontraídos como bares, restaurantes, cafés e praças públicas.
O evento é um marco na divulgação científica, ao promover troca de conhecimentos e inspirar futuras gerações a se interessar por ciência e inovação, permitindo a compreensão do funcionamento do processo de criação de novos conhecimentos científicos de um jeito descomplicado e atraente para que as pessoas possam diferenciar evidências científicas de opiniões.
Confira a programação nos municípios onde a Unemat participa do Pint of Science Brasil: Cáceres, Cuiabá, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra.
Contato:
imprensa@unemat.br