Colação de grau 2023/1

Unemat confere grau a professores de Física e Educação Física em Luciara (MT)

Por Hemília Maia
15/05/2023

(Foto: Deivid Fontes)

A colação de grau do Câmpus Universitário do Médio Araguaia Dom Pedro Casaldáliga foi realizada no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Luciara, na última quarta-feira (10.05). A cerimônia foi marcada por sentimentos de admiração, saudade, emoção e de grandes expectativas para o futuro. Os mais novos professores de Educação Física e de Física receberem a outorga de grau da reitora da Unemat, Vera Maquêa, com a presença da família da professora Kelli Cristina Aparecida Munhoz Moreira, que morreu aos 47 anos, no mês de março.

Rememorando a passagem de Kelli Munhoz como gestora do câmpus, a reitora deu início à cerimônia de colação de grau, que seguiria como uma grande homenagem para a professora. “Ela foi diretora da Famma, a diretora do câmpus do Médio Araguaia, a professora incentivadora e inspiradora de vocês, e também a pró-reitora de todos os alunos desta Instituição. A sua prioridade sempre foi cuidar de nossos estudantes, a permanência deles, as condições para eles estudarem, porque ela sabia ser dura com o carinho necessário, não passava mão na cabeça de ninguém, mas não deixava nenhum aluno pelo caminho, ia atrás, telefonava, buscava em casa, se fosse preciso”.

Ao todo foram conferidos 29 graus de professores, 25 aos formandos de Física e 4 formandos indígenas remanescentes de Educação Física.  A professora licenciada em Física e doutora em Ecologia Aplicada, entre tantas outras formações, foi escolhida como Professora Homenageada e também batizou as turmas diferenciadas de Educação Física e Física da Unemat de “Professora Kelli Munhoz”.


Acompanhado pelos filhos do casal, o viúvo da professora parabenizou os formandos e agradeceu a homenagem recebida. Wander também anunciou seu maior desejo e fez uma promessa durante a cerimônia. “Nós cedemos muito do tempo dela, deixamos de ter vários finais de semana e muitos momentos com ela. Ela, seus colaboradores e equipe transformaram esse câmpus. A gente começa mudando o mundo pelo ambiente a nossa volta.  Cobrem da gestão pública, ajudem a Universidade a formar pessoas, a mudar a realidade da região, porque a universidade é feita de pessoas, não de prédios e estruturas. Se vocês assim não fizerem o legado dela não vai ter valido nada. Eu falei para o meu filho Lucas, que decidiu ser médico, que o primeiro lugar que virei comemorar o diploma dele será aqui”.

O pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães, que além de companheiro de trabalho, era amigo da Kelli, citou emocionado o legado da professora. “Ela enxergava vocês muito além de professores de física, ela enxergava vocês como pessoas vitoriosas. A gente aprendeu muito com ela. Não é à toa que nós temos uma das maiores turmas de Física deste país, se formando nesse exato momento, então Wander, obrigado por ter abrido mão de estar com ela para que a gente também pudesse estar”.

Vinte e cinco alunos de uma única turma colando grau em Física é um número surpreendente, se comparado com outras turmas do mesmo curso que rotineiramente formam menos de 10 alunos no Brasil, assim como também é um curso com pouca procura no país. A relação entre Educação Física e Física, por exemplo, é de 12 /1 aluno. Mas esse ponto fora da curva também tem nome de Kelli Munhoz. Em todas as falas da cerimônia, por todos que fizerem uso da palavra, suas qualidades excepcionais como professora e amiga foram exaltadas, professora guerreira que sonhou, lutou e realizou pelo câmpus do Médio Araguaia.

Entre os professores, gestores e técnicos administrativos da Unemat presentes na cerimônia, estavam os membros da equipe administrativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que entregaram uma placa de homenagem a Wander Moreira, viúvo da professora, e aos filhos Marcos e Lucas.   


Participaram da mesa as autoridades acadêmicas: além dos citados, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, de Assuntos Estudantis, Leila Delmadi, o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus do Médio Araguaia, Heitor Kirsch; a diretora da Faculdade Multidisciplinar, Luciene de Oliveira, os coordenadores do curso de Educação Física, Andréia Feitosa, e de Física, Paulo Vitor de Brito, além das autoridades municipais de Luciara: o prefeito, Parassu, a presidente da Câmara, Ana Claudia Pereira de Souza Kanela, e o secretário de Educação, Arthur Sousa Kauffmann.


SAIBA MAIS - Durante sua trajetória na Universidade, Kelli foi destaque na gestão da Unemat, onde teve significativa participação em diversas frentes. Na ocasião de sua morte, Kelli Munhoz, que entrou na Unemat em 1999, atuava como professora e há dois meses como pró-reitora de Assuntos Estudantis, na sequência da sua gestão como diretora político-pedagógica e financeira do câmpus em Luciara.

No câmpus do Médio Araguaia, foi coordenadora pedagógica dos cursos de Ciências Exatas e Engenharias da Faculdade Multidisciplinar do Médio Araguaia (Famma), diretora político-pedagógica e financeira do câmpus e como assessora de Gestão de Formação Diferenciada da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) presidiu o Colegiado dos cursos de Direito da Famma e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Física do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!