Unemat na Comunidade

Em Alta Floresta, árvores recebem placas de identificação com QR Code

Dando Vozes às Árvores é um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos de engenharia florestal da Unemat

Por Hemilia Maia
15/09/2023

(Foto: Muriel Pereira)

O projeto de extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) "Dando Vozes às Árvores: uma interação entre tecnologia, natureza e homem", inova ao identificar e caracterizar as árvores do ambiente urbano do município de Alta Floresta por meio de QR Code. Coordenado pela professora do curso de Engenharia Florestal, da Unemat, em Alta Floresta, Muriel da Silva Folli Pereira, doutora em Microbiologia Agrícola, o projeto de extensão conta com a participação dos acadêmicos da universidade com o objetivo de levar conhecimento à população sobre as espécies de árvores presentes no município, trazendo informações importantes, como, por exemplo, utilidade e origem de cada espécie.

Ao acessar a tecnologia o usuário tem em mãos, instantaneamente, acesso a conhecimentos sobre as espécies arbóreas com informações sobre a ramificação; nome vulgar; nome científico; família botânica; se é medicinal, cosmética, frutífera, farmacêutica, madeireira ou apenas uma espécie indicada para a restauração florestal e arborização urbana; dados de quando floresce, frutifica; a distribuição geográfica; classificações baseadas em critérios climáticos e botânicos; os biomas de origem da espécie; entre outros aspectos.

Além desse vasto conhecimento disponível pelo código de resposta rápida, as plaquinhas de identificação também trazem informações impressas como o nome popular da espécie, o nome científico e a família botânica a qual a árvore pertence.

A coordenadora do projeto, explica que ele é dividido em três etapas. A primeira envolve o conhecimento do local escolhido para o estudo e o estudo das espécies de árvores encontradas nele. Após as identificações, inicia-se a segunda etapa, que envolve a ida até as escolas, seleção de turmas para participar do projeto, contato com a direção e as secretarias, e explicação de como ocorre o estudo. Na terceira etapa, começa a confecção das plaquetas de identificação com o nome da espécie da árvore, nome científico, a qual família pertence e um OR Code contendo todas as informações analisadas durante a primeira etapa. "A ideia de usar o QR Code foi a de agregar tecnologia na difusão do conhecimento para ampliar a curiosidade daqueles que só se interessam por coisas que envolvam a internet”, destaca Muriel.

Curisiosidade - Com mais de 8 mil espécies de árvores conhecidas, o Brasil é considerado o país com a maior biodiversidade de árvores, o que representa 14% das existentes no planeta segundo um estudo realizado pela Botanical Gardens Conservation International (BGCI na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos, com base nos dados de sua rede de 500 jardins botânicos ao redor do mundo publicado no periódico Journal of Sustainable Forestry.

Dando Vozes às Árvores – É projeto de extensão iniciado em 2019, que vem desenvolvendo estudos e identificando as árvores de Alta Floresta, em Mato Grosso.  Até agora foram identificadas as árvores da Praça Igreja Matriz e da Praça das Capivaras, onde no último dia 5 foi comemorado o Dia da Amazônia com a presença de alunos do 4º ano da Escola Nilo Procópio Peçanha. As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação são parceiras do projeto.

 

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!