Escola estadual de Alto Araguaia (MT) em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizam, de maio a junho, a 2ª edição da Mostra de Cinema na Escola: sob a temática “Conhecimento faz a diferença”. As exibições acontecem em Alto Araguaia (MT) na Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck. A abertura será marcada por uma apresentação sobre gêneros cinematográficos, onde os alunos aprenderão a diferenciar os inúmeros gêneros midiáticos e cinematográficos.
Nos próximos encontros serão exibidos os filmes: O palhaço; Nise: O coração da loucura; Uma história de amor e fúria; Estou me guardando para quando o carnaval chegar; e Meu pé de laranja lima. Após cada exibição, serão levantadas discussões por meio de mesas-redondas, com palestrantes convidados, para falar sobre os principais assuntos abordados nos filmes.
A Mostra que acontece sempre no período matutino tem certificação de 30 horas aos inscritos que cumprirem todos os requisitos. Na aberta da 2ª edição será realizada a entrega de certificações da 1ª edição. O projeto de valorização de produções cinematográficas brasileiras Mostra de Cinema na Escola é realizado em parceria com o projeto de extensão "Unemat nas margens do Rio Vermelho", coordenado pela servidora técnica da universidade, Fabiana Souza Andrade e a Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck.
A Mostra de Cinema na Escola, incorporada ao projeto político pedagógico da Escola Arlinda, foi idealizada, pela educadora e jornalista Eliane Bernardes juntamente com o então diretor da escola e orientador do projeto, professor João José Alencar, com o intuito de desmistificar a ideia de que o cinema nacional é ruim.
O projeto proposto pela Escola Arlinda “Cinema Nacional – Pautando discussões em sala de aula” contemplado pelo Edital Fapemat 03/2023 Programa de Pesquisa e Inovação na Escola deu origem ao projeto Mostra de Cinema na Escola. A convite, a Unemat firma parceria desde então, transformando a iniciativa em curso com certificação para os alunos e palestrantes.