Os cursos de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), dos câmpus de Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra, tiveram atuação de destaque no 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado de 8 a 11 de setembro, em Salvador (BA). O evento, considerado o maior encontro da Enfermagem na América Latina, reuniu milhares de profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes.
A Unemat apresentou mais de 50 trabalhos científicos, entre pôsteres e comunicações coordenadas. O curso de Enfermagem de Diamantino registrou a maior participação, com 37 trabalhos aprovados. Para a professora Roseany Rocha, mestre em Enfermagem “os estudantes tiveram uma experiência de muito conhecimento, troca e fortalecimento da formação em Enfermagem”. O professor Ronaldo Antônio da Silva, doutor em Enfermagem reforçou “a relevância da presença da Unemat, representando Mato Grosso e ampliando a divulgação científica e as redes de colaboração”.
Produção científica e reconhecimento
A professora Angélica Borges, doutora em Enfermagem, ministrou a palestra “Inovações tecnológicas no cuidado à saúde da mulher: avanços, desafios e práticas seguras na Enfermagem”. Já o professor Josué Gleriano, doutor em Ciências, apresentou comunicação oral concorrendo a premiação nacional, destacando a integração entre ensino e extensão.
Os professores Josué Gleriano e Vagner Nascimento, doutor em Bioética, também publicaram artigos na edição especial da Revista Enfermagem em Foco, lançada durante o 4º Seminário do Ministério da Saúde sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids/Hepatites Virais, que integrou a programação do congresso. Os textos abordam a sazonalidade de agravos negligenciados em saúde e a gestão do cuidado interprofissional, ambos alinhados ao Programa Brasil Saudável. Sazonalidade de agravos negligenciados em saúde e atendimentos a indígenas de Mato Grosso do Sul e Gestão do cuidado e trabalho interprofissional: reflexões estratégicas alinhadas ao Programa Brasil Saudável
Inovação em evidência
Entre os acadêmicos, o destaque foi Vinícius de Oliveira Barbosa, do câmpus de Tangará da Serra. Sob a supervisão do professor Josué Gleriano, ele liderou a equipe da Liga Acadêmica de Gestão em Saúde (LAGS/Unemat) na etapa final, Pitch-A-Thon do NurseHack4Health (NH4H Brasil), edição inédita, realizada no CBCENF com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
A equipe da Unemat classificou entre os 15 finalistas da NH4H Brasil com o protótipo do aplicativo SentIApp, uma solução inovadora para os desafios dos sistemas de saúde, que propõe acolhimento inicial por meio de uma escuta tecnológica.
O NH4H é um Hackathon promovido pela Johnson & Johnson, Sociedade de Enfermeiros Cientistas, Inovadores, Empreendedores & Líderes (Sonsiel) e Microsoft, com o objetivo de educar estudantes, profissionais de enfermagem e da saúde com as competências de inovação necessárias para que possam enfrentar os crescentes desafios nos sistemas de saúde.
Parte superior do formulário
“Com protagonismo em pesquisas, palestras e premiações, a Unemat reforça sua contribuição para o avanço da Enfermagem no Brasil e consolida a presença de Mato Grosso no cenário nacional da ciência e da inovação em saúde”, avalia o professor Josué Gleriano.
Contato:
imprensa@unemat.br