Lançamento

Unemat Editora lança 30 e-books

Por Assessoria de Comunicação
17/12/2021

(Foto: Design Unemat)

Durante o semestre 2021/2 a Unemat Editora lançou em seu Catálogo Eletrônico 30 novos e-books em áreas como Agronomia, Biologia, Educação, História, Letras, Linguística, Literatura, e Saúde sob diversas temáticas como: o dia a dia docente, indígena, citologia, gestão universitária, violência contra mulher, uso da terra, captação e armazenamento de água, ações antrópicas, associativismo, cooperativismo, políticas educacionais, educação ambiental, agricultura familiar, disputas de território, pandemia, ecologia, mulher negra, qualificação docente, dentre outras.

Entre as obras, 18 são publicações de fluxo contínuo e 12 foram selecionadas por edital destinado aos egressos dos programas de pós-graduação da Unemat. Os 30 e-books estão disponíveis para download gratuito. Veja a listagem abaixo.

A Implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) em Mato Grosso, Brasil

Autores: Fabiana Pereira de Souza e Heitor Queiroz de Medeiros.

A presente pesquisa é resultado de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo compreender o processo de implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) no Estado de Mato Grosso. A partir dessa pesquisa, considera-se que a PNGATI necessita de maior envolvimento e participação dos povos indígenas e representantes de diversas etnias. Por outro lado, as ações de organizações governamentais e não governamentais no sentido de proporcionar maior discussão com os povos indígenas têm sido cada vez mais importantes. 

Contos Fantásticos e Fanfics: multiletramentos na formação de leitores do século XXI
Autora: Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi Signor.

Em “Contos fantásticos e fanfics: multiletramentos na formação de leitores do século XXI”, Cristiane O. P. C. Signor põe em movimento e ação algumas das questões que acompanham as pesquisas acadêmicas contemporâneas e o dia a dia docente; são pontos fundamentais à formação de discentes para olhar, entender e intervir no mundo que nos rodeia e na prática social, valores preconizados, inclusive por nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A pesquisadora alia as famigeradas teoria e prática, subsidiando o processo com conceitos robustos e uma proposta de produção inovadora, desenvolvida em salas de aula do sistema público de educação. A construção coletiva, por parte de estudantes, faz com que as aulas de literatura consigam ir além da simples leitura; alunos e alunas, participantes desta pesquisa, por meio do texto literário, em profunda conexão com o local e o global, sedimentam um caminho de pertencimento e intervenção, em direção ao exercício de autoria crítica e ativa. Este é o ponto fulcral da intersecção entre formação escolar e cidadania, em seu sentido mais amplo – e urgente. Deste modo, por meio da aplicação prática, direta e ligada à realidade discente, aliada à teoria acadêmica e à produção artístico-literária, Cristiane consegue, pelos percursos dos multiletramentos, contribuir com o processo de formação de leitores e leitoras que não mais apenas recebem a experiência estética, mas a vivem e a transformam. Paulo Sesar Pimentel - Doutor em Psicologia, Professor de Literatura e escritor. 

Estudo do marcador WƐ sob o ponto de vista da teoria das operações predicativas e enunciativas
Autor: Sylvain Anagonou.

Este livro com o título, ESTUDO DO MARCADOR WƐ SOB O PONTO DE VISTA DA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS, é resultante da nossa dissertação de mestrado realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGL/UNEMAT) sob a orientação do Prof. Dr. Albano Dalla Pria. Apresentamos um estudo do termo wɛ, uma unidade linguística da língua fͻn de Benin (um dos países da África Ocidental Francesa). Fͻn (fôn), também conhecido como fͻngbè (fôngbe) é uma língua nigeriano-congolesa do grupo Gbè (gbe) e da família Kwa (kua). É falado na África, principalmente, em Benin, com alguns remanescentes no sul do Togo e no sudeste da Nigéria. A hipótese principal desenvolvida em relação à unidade em estudo é a sua tomada como um marcador de operações enunciativas (CULIOLI, 1990, 1999a, 1999b, 2018). Falamos de operações em termos dos arranjos que nos permitem apreender a atividade da linguagem numa determinada língua. Portanto, consideramos wɛ, um marcador de (re)identificação contextual ou situacional, por assim dizer, um marcador de flechagem no processo de construção de um enunciado. Para este fim, foram analisados três enunciados. A metodologia de análise do ponto de vista teórico deste livro é baseada na atividade de paráfrase e glosagem (FRANCKELL, 2004). Os resultados das análises nos permitiram entender que, wɛ, esta unidade da língua fͻn é um localizador e um marcador de descontinuidade. Wɛ arremessa uma dada unidade linguística tanto em contexto de esquerda quanto de direita. Ele é marca de uma operação de localização que, ao menos nas traduções para o português brasileiro (PB), se configura de modos diferentes. 

A etnomatemática como elo entre a pedagogia Rikbaktsa e o espaço escolar
Autora: Elani dos Anjos Lobato

A abordagem trouxe em pauta o Povo Rikbaktsa. Identificar e compreender os processos socioeducativos (geração, sistematização e difusão) do povo, a partir dos eventos culturais celebrados nos distintos espaços socioeducativos das aldeias, foi o objetivo principal do estudo. O percurso metodológico ancorou-se na perspectiva da Educação Etnomatemática que compreende os mais variados modos de produção de conhecimentos matemáticos, à medida que esclarece os processos de geração, organização e difusão de saberes nos diversos sistemas culturais, dialogando transdisciplinarmente e transculturalmente com diferentes áreas do conhecimento. A investigação foi de caráter etnográfico, com um enfoque qualitativo. Como resultado obtivemos a compreensão da Pedagogia Rikbaktsa ao evidenciar os saberes e fazeres originais, a partir da difusão dos anciãos aos jovens. 

O uso de software de autoria no ensino do conteúdo de organelas citoplasmáticas
Autores: Flávia Andréia Fracaro e Alexandro Cézar Faleiro.

A Citologia é citada como um dos conteúdos da Biologia que abrange conceitos complexos e abstratos, os quais dificilmente podem ser visualizados de maneira prática e concreta em sala de aula. Considerando a realidade de muitas escolas públicas, onde materiais e equipamentos para o ensino de Citologia são limitados ou escassos, desenvolveu-se um software didático “Mundo das organelas” e uma sequência didática com abordagem investigativa, a fim de contribuir para uma aprendizagem significativa do conteúdo de organelas citoplasmáticas no Ensino Médio. O “Mundo das organelas” foi elaborado mediante a utilização do software de autoria Visual Class® e destina-se ao ensino de forma lúdica e atrativa do conteúdo sobre as organelas citoplasmáticas. O produto “Mundo das organelas” aborda, através de vários recursos, a morfologia e a função das organelas citoplasmáticas, além de curiosidades, mapa mental, jogos, simulados e material complementar, no qual é apresentado sugestões de sites, vídeos e materiais para leitura. O “Mundo das organelas” usado numa abordagem baseada em metodologia ativa, pode resultar em alunos mais ativos e envolvidos nas aulas, além de promover uma aprendizagem efetiva do conteúdo de organelas citoplasmáticas. 

O Ensino de História Local: imagens e relatos de mulheres de Rio Branco-MT(1960/1970)
Autora: Zilma Martins de Moura

A presente obra foi elaborada com o objetivo de realizar um estudo de História Local sobre o cotidiano das mulheres na Colônia Rio Branco-MT nos anos de 1960 e 1970, por meio de fontes iconográficas e relatos de experiências. O estudo incidiu na produção de um guia de atividades de ensino de História Local destinado à educação básica, dessa forma, se estabeleceu a conexão entre a pesquisa e o ensino de História. Para nortear a pesquisa oral, foi proposto os seguintes questionamentos: Como narram as mulheres de Rio Branco o tempo vivido durante colonização recente? Por meio da análise das imagens e dos relatos vislumbra uma discussão sobre a multiculturalidade e identificação alocadas no município. 

Avaliação Institucional: Instrumento de Gestão Universitária
Autor: Rangel Renan Ramos da Silva.

O livro “Avaliação Institucional: instrumento de gestão universitária” percorre os efeitos da Avaliação Institucional para as tomadas de decisões e melhoria das ações desenvolvidas pelos gestores que visam a qualidade da universidade pública. O objeto de estudo foi Autoavaliação Institucional da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), considerando o recorte temporal de 1994 a 2018, segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Autoavaliação Institucional na UNEMAT foi concebida e instrumentalizada na perspectiva participativa e democrática. Entretanto, essa pesquisa também evidenciou que os resultados avaliativos são poucos utilizados para subsidiarem as tomadas de decisões visando a integração do planejamento, da gestão e da avaliação. E esta obra propõe que esse cenário pode ser modificado a partir da mudança de cultura e hábito por parte de gestores universitários que almejam uma universidade pública, gratuita e de qualidade. 

Literatura e mulher: pluralidades femininas
Autora: Katia Aparecida Pimentel.

A presente obra intitulada Literatura e mulher: pluralidades femininas disserta sobre as construções narrativas da autora mato-grossense Tereza Albues a partir das imagens reincidentes que convergem para uma escrita nos moldes da anunciada pós- modernidade, especialmente na construção da figura feminina. O corpus é composto de sete contos selecionados da coletânea Buquê de Línguas (2008). O levantamento teórico esclareceu a existência de uma inter-relação entre os fenômenos contemporâneos pós- modernidade, identidade e nomadismo e os elementos simbólicos revelados pela presença da mulher nos temas multiculturalidade, patriarcado, gênero, mito e a simbologia da flor. Os motivos primordiais são investigados através das características dos movimentos da pós-modernidade e das questões que demarcam a identidade que vão além, desenvolvendo-se e significando-se em espaços, elementos, comportamentos, cores, símbolos, detalhes e pelo deslocamento das personagens femininas nas narrativas escolhidas. O principal propósito da pesquisa foi identificar as convergências albuesianas da identidade feminina presente em Buquê de Línguas (2008). A partir delas, verificou-se o desenrolar das histórias e seus personagens, bem como espaços, movimentos e múltiplas vozes, que resultaram na configuração de uma escrita norteada pela presença feminina em deslocamento. 

Violência doméstica contra a mulher: Gestos de/no ensino da argumentação na perspectiva discursiva
Autoras: Ângela Maria de Almeida Demarco e Nilce Maria da Silva.

Esta obra tem por objetivo apresentar o resultado de um processo investigativo que permite refletir, discursivamente, sobre o funcionamento dos processos de ensino-aprendizagem da argumentação em práticas escolares de Língua Portuguesa. A partir das discursividades argumentativas dos sujeitos-alunos a respeito dos sentidos historicamente constituídos sobre a temática da violência doméstica contra a mulher, analisa-se, nas produções escritas, como foram atribuídos os sentidos a essa questão e como eles se inscrevem nos processos argumentativos como sujeitos ideológicos. Nossos resultados criaram condições para que novos gestos de interpretação sobre a temática e sobre os sentidos para a prática da argumentação fossem produzidos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do nono ano de uma escola pública de Educação Básica localizada em Cuiabá- MT e está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat/ Cáceres-MT. 

Indicadores Socioeconômicos e Ambientais Associados ao uso da terra no Município de Lambari D’Oeste-MT
Autora: Cleidiane dos Santos Carvalho

Esta obra é o resultado da pesquisa de dissertação de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. A pesquisa foi desenvolvida sob a orientação da professor Dr. Evaldo Ferreira e coorientação da professora Dra. Célia Alves de Souza. O livro aborda as características do início da ocupação e colonização, condicionantes ambientais, formas de uso do solo, análise socioeconômicas bem como a dinâmica da economia e a questão das alterações ambientais no Município de Lambari D’Oeste-Mato Grosso. Com essas contribuições o livro visa demostrar o crescimento econômico e desenvolvimento socioeconômico dos municípios de pequeno porte, além dos aspectos físicos e uso e ocupação visando o desenvolvimento e preservação do meio ambiente. 

Impactos das barraginhas: uma tecnologia social no cotidiano de famílias do assentamento rancho da saudade, no município de Cáceres-MT
Autores: Marcos Cesar Arruda da Silva, Claumir César Muniz e Ernandes Sobreira Oliveira Junior.

A iniciativa de utilização de tecnologias sociais para captação e armazenamento da água provenientes das chuvas mudou as características em uma pequena parte de uma região do Alto Pantanal, no município de Cáceres-MT, o assentamento Rancho da Saudade. Esse assentamento possui 47 famílias, onde foram implantadas pequenas barragens, denominadas de Barraginhas, desde o ano de 2011, cuja função é melhorar a oferta de água para consumo animal e produção vegetal. Considerando a aplicação desta tecnologia social neste assentamento, a pesquisa caracterizou o efeito das barraginhas na comunidade, fazendo uma caracterização histórica desde antes de sua implantação até os dias atuais, configurando as transformações ocorridas de forma ambiental, social e econômica. Para a concretização da pesquisa, realizou-se a busca em arquivos públicos, além da produção de mapas de uso do solo e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Dessa forma, pode-se dizer que a utilização de uma tecnologia de baixo custo transformou a vida de assentados rurais, fornecendo subsídios para o melhor aproveitamento da paisagem. 

Dinâmica do uso da terra e as implicações na cobertura vegetal, na qualidade da água e no solo da bacia hidrográfica do Cabaçal, Mato Grosso – Brasil
Autoras: Thiziane Helen Lorenzon e Sandra Mara Alves da Silva Neves.

As ações antrópicas transformam as estruturas físico-químicas e biológicas das paisagens naturais devido, principalmente, à supressão da cobertura vegetal, interferindo no ciclo hidrológico e na qualidade da água e do solo. O estudo apresentado nessa obra objetivou investigar a dinâmica do uso da terra e as implicações na cobertura vegetal, na qualidade da água e do solo da bacia hidrográfica do Cabaçal, no estado brasileiro de Mato Grosso. Das 5 sub-bacias da área de estudo, todas apresentaram Índice de Conservação da Água classificados como Alto. A avaliação dos princípios ativos demonstra que não foi constatada a presença destes em sedimentos ou água em concentrações maiores do que as preconizadas na resolução Conama 357/2005 e agências ambientais europeias. O estudo demonstrou que se medidas de recuperação e práticas conservacionistas não forem adotadas, o estado de conservação ambiental na bacia passará a degradada a partir do ano de 2100. A degradação dos ambientes naturais se dará às expensas dos ecossistemas, configurando perda da biodiversidade natural na unidade de pesquisa e consequente alteração na Bacia do Alto Paraguai, trazendo prejuízos à produção dos sistemas agrícolas vigentes e alterações nas dinâmicas ambientais do Pantanal. 

Associativismo e Cooperativismo
Organizador(es): Sandro Benedito Sguarezi, Daniela da Silva Carvalho, Elariana Cristina Pedroso Gonçalves Barros, Yesa Maria Ferreira De Carvalho, Anísio Da Silva Nunes e José Roberto Rambo.

A cartilha “Associativismo e Cooperativismo” tem por objetivo orientar de maneira didática Agricultores Familiares e trabalhadores/as de outros segmentos no sentido de compreender a importância do trabalho associado e as confluências e distanciamentos entre associativismo e o cooperativismo. A Cartilha foi desenvolvida pelo Programa de Extensão “Campus a campo: ações extensionistas com a Agricultura Familiar de Tangará da Serra-MT” (PROEXT 2013) em parceria com o Programa Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis-IOCASS. Na cartilha, são abordados diversos tópicos relacionados aos princípios do cooperativismo e do associativismo; passos para a criação de uma associação ou cooperativa; características de cada formato de organização; vantagens que o agricultor familiar encontra no trabalho associado junto a uma dessas organizações coletivas quando comparado ao trabalho individual. Traz algumas dicas para evitar alguns ‘erros’ primários que acorrem no ato de constituir uma cooperativa ou associação. Com a proposta de levar informação em uma linguagem acessível ao seu público, a cartilha oportuniza aos trabalhadores da Agricultura Familiar (e outros segmentos) a obter informações básicas e preliminares sobre aspectos históricos do cooperativismo e associativismo, suas características de organização, autogestão, economia solidária e procedimentos necessários para constituição de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) sob a forma jurídica de cooperativas ou associações. 

 

PERCURSO FORMATIVO DE UMA PESQUISADORA: Desvelando as Políticas Educacionais
Organizadora: Egeslaine de Nez.


A obra “Percurso formativo de uma pesquisadora: desvelando as políticas educacionais” apresenta a trajetória profissional da autora. Compõem-se de artigos resultantes da formação do mestrado (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG), doutorado (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e pós-doutorado (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS). O recorte temporal dessas titulações aconteceu respectivamente em 2005, 2014 e 2020, o que demonstra o caminho percorrido ao longo dos últimos quinze anos de estudos. Por meio dos capítulos do livro, os leitores podem acompanhar a construção de análises com relação às políticas educacionais contemporâneas. Nesse momento, devido ao contexto pandêmico que está se vivendo, torna-se extremamente relevante uma reflexão que aborde o percurso formativo na área da Educação, em especial, na Educação Superior e o posicionamento diante das desigualdades sociais que refletem na sociedade brasileira. Boa leitura! 

ENTRE O ENSINO E A PESQUISA: o ProfHistória como campo de produção para o ensino de história
Organizador: Osvaldo Mariotto Cerezer.

Este livro aborda diferentes aspectos do ensino e aprendizagem de História a partir de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória. O ProfHistória, enquanto mestrado destinado a formação de professores de História em atuação nas escolas de Educação Básica, possibilita o desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimentos voltados para o ensino de História a partir de estudos desenvolvidos por professores com experiências concretas no cotidiano escolar. Essas produções fortalecem o espírito investigativo e a produção de saberes, metodologias e didáticas que podem inspirar outros professores a pensar o ensino em diferentes contextos escolares brasileiros, fortalecendo as práticas pedagógicas de professores de História em seu fazer cotidiano. O ProfHistória se constitui num importante lócus de qualificação profissional, fortalecendo os laços entre pesquisa e ensino ao construir pontes entre o trabalho docente no chão da escola, a pesquisa e a produção de conhecimentos voltados ao ensino de História. Ao fazer isso, o programa potencializa a interlocução entre as diferentes experiências docentes e a necessária compreensão acerca das especificidades dos contextos sociais, culturais e históricos em que o ensino e a aprendizagem são desenvolvidos, dando ao professor suportes que auxiliam na construção de posturas investigativas e críticas em relação a complexidade do processo de construção do conhecimento e do ensino da História na contemporaneidade. Assim, este livro pretende, sobretudo, proporcionar aos professores de História da Educação Básica algumas possibilidades para refletir sobre o ensino de História a partir de diferentes pesquisas desenvolvidas por professores egressos do ProfHistória. Boa leitura! 

TERRITÓRIOS DISPUTADOS: Produção de conhecimento no ensino de história em tempos de crise
Organizadores: Luís Fernando Cerri, Osvaldo Mariotto Cerezer e Renilson Rosa Ribeiro.

A coletânea é composta pelos trabalhos apresentados no XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), com o título “Territórios disputados: produção de conhecimento no ensino de História em tempos de crise”, realizado em novembro de 2019 na Universidade Federal de Mato Grosso. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH). Na obra, o leitor terá acesso as apresentações dos relatórios dos coordenadores dos 14 Grupos de Pesquisa em Diálogo (GPDs), e os relatórios dos Painéis de Pesquisa, dois dos principais produtos do evento. Os textos apresentam trabalhos de pesquisas nas mais diferentes modalidades e temáticas desenvolvidas por pesquisadores de diferentes universidades brasileiras. Nessa obra o leitor encontrará exposição e análise acerca dos trabalhos apresentados e suas contribuições para o campo do ensino de História a partir de diferentes temáticas e problemáticas, assim como suas possibilidades e potencialidades para os professores e pesquisadores do ensino de História em tempos de crise. 

Cartilha Educação ambiental
Organizadores: Andressa Cristina Costa, Daniela Castagna, Fabiana Aparecida Rego Ciecoski, Gabriel Favaretto De Souza, Jones Anschau Xavier De Oliveira, Luzinete Scaunichi Barbosa e Renan de Almeida.

Este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas ao longo do projeto de extensão: “Educação ambiental e a Geografia: Construção do conhecimento na preservação do meio ambiente”, o qual dentro de uma articulação entre a universidade e a escola buscou-se ações positivas de educação ambiental para o ambiente escolar e que estas também se multiplicassem em suas casas e comunidades. O livro apresenta de forma lúdica a temática “Educação Ambiental”, de modo que crianças e adolescentes tenham maior interesse para com o assunto, ou ainda auxiliar professores a trabalhar com esse tema, que contribui para a visão crítica do mundo do educando, compreendendo seu lugar de vivência e colaborando com as mudanças que ocorre em seu meio. Traz um personagem principal nomeado por Fred, que aponta indagações e explicações sobre a temática da educação ambiental e os subtemas, sustentabilidade, reciclagem, coleta seletiva e compostagem. A temática ambiental é transversal, podendo ser trabalhada em várias esferas, mas é no seio da Geografia que ela se fortalece, através do saber geográfico e o ensino da EA se embasa, permitindo um processo contínuo de ensino-aprendizagem, na busca constante de melhorias na qualidade de vida e preservação do meio ambiente. 

NOTA TÉCNICA: Análise de alterações hidrológicas das baías de Chacororé e Sinhá Mariana (Pantanal MatoGrossense) e recomendações para recuperação
Organizador(es): Carolina Joana da Silva Nogueira, Daniela Maimoni de Figueiredo e Marcelo Caetano Vacchiano.

Esta Nota Técnica está baseada em uma perícia realizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, nas baías de Chacororé e Sinhá Mariana (fevereiro/2021), para avaliar as causas da redução no volume de água, que estiveram relacionadas com a construção/pavimentação da rodovia MT 040, obstrução de corixos e córregos, drenagem, operação do APM Manso, desmatamento e redução de chuva. Propôs-se medidas de curto, médio e longo prazo: na rodovia, desobstrução de corixos e pequenos rios, fechamento de drenos, adoção de hidrograma ecológico na operação da APM Manso, proibição de novas hidrelétricas, monitoramento, participação social e criação de unidade de conservação. 


NA TRILHA DAS MUDANÇAS: ciência e resiliência da agricultura familiar na Amazônia norte mato-grossense
Organizador(es): Alexandre de Azevedo Olival, Camila Horiye Rodrigues, Renata Evangelista de Oliveira, Robert Buschbacher e Wendy-lin Dartels.

A incorporação da noção de resiliência de sistemas socioecológicos representa grande inovação para as ciências sociais, com possibilidades de aplicação para a formulação de políticas públicas ou mesmo para pensar novos arranjos em sistemas produtivos. Este livro apresenta os resultados de um programa de pesquisa-ação desenvolvidos por organizações não governamentais, agricultores(as) familiares e pesquisadores(as) vinculados(as) a diferentes universidades com o objetivo de fortalecer a resiliência da agricultura familiar em uma região de fronteira agrícola amazônica. Através de 14 projetos de pesquisa que trabalharam com diferentes níveis de participação e contando com o engajamento de mais de 60 pesquisadores, entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores universitários, além de técnicos de campo, discute-se sobre a diversidade da agricultura familiar nos territórios do Portal da Amazônia e Noroeste, ambos localizados no estado de Mato Grosso, seus desafios e as estratégias que poderiam fortalecer sua resiliência. O resultado deste grande esforço de reflexão coletiva é uma contribuição direta tanto para as organizações e gestores locais, mas também para o próprio estudo sobre a resiliência de sistemas socioecológicos. 

 

O ESTADO DE MATO GROSSO E A FRONTEIRA OESTE NO DEBATE HISTORIOGRÁFICO
Organizador(es): João Edson de Arruda Fanaia e Ione Aparecida M. Castilho Pereira.

Os textos que constituem a coletânea o Estado de Mato Grosso e a Fronteira Oeste no debate historiográfico reúne trabalhos de pesquisa de docentes não apenas da UNEMAT, mas também vinculados ao grupo de pesquisa Fronteira Oeste: poder economia e sociedade como também, instituições de outros estados e países. O objetivo é oferecer ao público especializado e aos demais leitores interessados, material que os permita uma aproximação preliminar com a temática proposta. Os trabalhos reunidos conformam leituras distintas situadas em temporalidades diversas a partir de temáticas que possuem como ponto de convergência a espacialidade fronteiriça. As percepções estereotipadas sobre a região de fronteira e que de longa data foram construídas adquiriu patamares de “verdade” ao inscrever em áreas habitadas por populações seculares sua percepção de mundo. Entendemos que a superação desta perspectiva de entendimento das múltiplas experiências de homens e mulheres que foram historicamente produzidas, só pode ser estabelecida a partir da permanente qualificação do debate. Este é em parte o intento desta coletânea. 

Guerras de narrativas em tempos de crise: Ensino de História, identidades e agenda democrática
Organizador(es): Jaqueline Aparecida Martins Zarbato e Osvaldo Rodrigues Junior.

A obra é resultado das pesquisas e reflexões apresentadas nas mesas redondas e conferências realizadas durante o XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), com o título “Territórios disputados: produção de conhecimento no ensino de História em tempos de crise”, ocorrido em novembro de 2019 na Universidade Federal de Mato Grosso. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH). Os textos apresentam um elenco de diferentes temáticas que representam uma importante contribuição para o campo do ensino de História na contemporaneidade. As reflexões tratam de questões como: ensino de história em tempos de crise, identidades de gênero e literatura, ensino e imaginação política, história única, educação antirracista, memória e educação patrimonial, BNCC e formação docente, tecnologias digitais e licenciatura em História, história escolar, currículo e formação de professores em tempos de pós-verdade, revisionismo e ensino de história, pesquisa e projetos de formação. 

Sobre Santos, Casas e Milagres
Autora: Poliany Cristiny de Oliveira Rodrigues.

O e-book "Sobre Santos, Casas e Milagres" de Poliany Rodrigues traz uma seleção de vinte poesias autorais concebidas entre 2018 e 2019 – um período que as discussões políticas adentraram nossas vidas, casas, famílias, grupos de WhatsApp, entre outros círculos de pessoas que acreditávamos ser nossos pares. O livro propõe reflexão sobre os sentimentos de inadequação, incapacidade de pertencer e se expressar num período de pandemia e marcado politicamente por um descrédito da ciência, da docência, das políticas sociais e coletivas. 

Ecologia de Campo – 2019
Organizador(es): Fabiano Corrêa, Eddie Lenza de Oliveira, Simone Matias Reis e Daielle Carrijo.

O principal objetivo da disciplina de Ecologia de Campo (EcoCampo) é capacitar discentes de mestrado e doutorado, na elaboração de importantes questões teóricas em ecologia, coletas e análise de dados, redação de relatórios, apresentação e discussão dos resultados no formato de seminários. Como produto das atividades anteriores da EcoCampo, já foram publicados resumos em congressos regionais e nacionais, assim como artigos científicos em revistas nacionais indexadas. Todo o treinamento teórico e prático oferecido aos discentes durante a EcoCampo, permite o desenvolvimento das suas habilidades nas diferentes etapas acadêmicas necessárias à formação de um profissional mais completo, com vistas para a interdisciplinaridade e para conservação dos ambientes, das espécies e dos recursos naturais. Em 2019 apresentamos uma novidade para a edição da EcoCampo, a elaboração de um E-Book, que consta com os trabalhos desenvolvidos pelos discentes em conjunto com os docentes e apresenta um total de 13 capítulos de diferentes assuntos, de forma simples e didática. Desejamos à todos uma boa leitura. 

Ensino de História entre fios e lavrados: relatos, resumos e esperanças de um evento XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História
Organizador(es): Amauri Junior da Silva Santos, Ariel Elias do Nascimento, Dejenana Keila Oliveira Campos, Juliana de Medeiros, Garcia Ribeiro, Kenny Kendy Kawaguchi, Lucas Santos Café e Marcos Rodrigues de Amorim Junior.

A obra apresenta os resumos das pesquisas apresentadas nos diferentes Grupos de Pesquisa em Diálogo ocorridas durante a realização do “XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: Territórios disputados: a produção de conhecimento no ensino de História em tempos de crise”, evento realizado nos dias 11 a 13 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá. Os resumos apresentam ricas e diversificadas experiências de pesquisas desenvolvidas em diferentes universidades brasileiras por alunos de iniciação científica, mestrados e doutorados e de pesquisadoras/es do ensino de História. A diversidade de temáticas das pesquisas, metodologias e aportes teóricos constitui importante pista dos caminhos percorridos por pesquisadores em momentos de crise e ataques a ciência e a educação brasileira, simbolizando diferentes formas de resistência e defesa da educação pública e de qualidade. 

ViVas - Caligrafias negras
Organizadores: Jeciane de Paula Oliveira, Laelba Silva Batista e Agnaldo Rodrigues da Silva

ViVas – Caligrafias Negras é um livro que leva ao leitor, pela escrita criativa, o discurso da mulher negra sobre o mundo. A obra contribui para o reconhecimento e a valorização da intelectualidade das mulheres negras, escritoras, cujos textos foram selecionados no Concurso Literário de Contos, promovido pelo IFRO - Câmpus de Cacoal, em parceria com a UNEMAT. A intenção de discutir o tema, pela perspectiva literária, advém da consciência de que a desigualdade é marcada por três fatores intrinsecamente conectados: a classe social, a raça e o gênero, questões amplamente representadas na produção literária e artística dos últimos séculos. Por isso, a publicação desta obra constitui uma oportunidade para que o leitor possa refletir sobre problemáticas que assolam as sociedades para, enfim, reconstruir o seu imaginário sobre o sujeito mulher negra. Dessa maneira, essa iniciativa possibilitará que outras mulheres negras se vejam representadas, de alguma forma, na produção literária contemporânea. 

Línguas adicionais para crianças: possibilidades teórico-práticas
Organizadoras: Leandra Ines Seganfredo Santos, Juliana Reichert Assunção Tonelli e Olandina Della Justina.

A coletânea “Línguas Adicionais para Crianças: possibilidades teórico-práticas” foi elaborada com o objetivo de compartilhar ideias para ensinar ancoradas em teorias que se ocupam do ensino e da aprendizagem de línguas adicionais. Foram contempladas propostas destinadas à língua inglesa, libras e língua italiana. Todavia, podem também servir de inspiração para outras línguas adaptadas com a plausibilidade que o contexto possa requerer e contar com a criatividade docente. Com esse propósito, reuniram-se autores e autoras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop, e da Universidade Estadual de Londrina para construir criativamente as 20 propostas disponibilizadas para leitura e destinadas ao fortalecimento de ações didático-pedagógicas em línguas adicionais, especialmente voltadas para crianças.

TEORIAS, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: com a palavra o PROFLETRAS Cáceres
Organizadores: José Leonildo Lima, Maristela Cury Sarian, Nilce Maria da Silva e Vera Regina Martins e Silva

O e-book Teorias, práticas e políticas no ensino de língua portuguesa: com a palavra o ProfLetras Cáceres faz parte da Coleção Veredas da Lingu@gem e se constitui em uma rede de parcerias interinstitucionais - egressos do Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras Unidade Cáceres, professores da Educação Básica do estado de Mato Grosso, seus orientadores e pesquisadores de diferentes instituições do país e de outras Unidades do ProfLetras. Ancorados a diferentes perspectivas dos Estudos Linguísticos, os capítulos colocam em evidência a relação teorias - práticas - políticas em funcionamento na produção e divulgação do conhecimento; nas políticas públicas que regem o ensino brasileiro; na formação de professores e no ensino-aprendizagem de língua portuguesa no chão da escola do Ensino Fundamental.  

DIVERSIDADE E PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO
Organizadores: Everton Almeida Barbosa e Vera Maquêa

Essa coletânea, Diversidade e práticas de leitura do texto literário, organizada por docentes do Programa de Mestrado Profissional (PROFLetras) da Universidade do Estado de Mato Grosso, do campus de Cáceres, é produto de políticas públicas voltadas à qualificação do docente da educação básica. Compõe-se de textos resultantes de experiências realizadas, em sua maior parte, em programas de Mestrado Profissional. Os autores são egressos do Programa, em geral, professores da Educação Básica, com seus orientadores, além de professores/pesquisadores convidados de outros programas e instituições do país. A coletânea traz importantes contribuições relativas ao ensino de leitura, às ações de mediação de leitura e formação do leitor e à importância do olhar sobre o texto literário e sua presença na escola como parte essencial da educação no ensino fundamental. Considera-se, aqui, a dimensão humanizadora da literatura, campo aberto para a experiência e promoção da diversidade. 

MAQUIAVEL E VICO: poder, história, moral e religião
Autor: Ricardo Luiz de Souza

Maquiavel e Vico foram autores que viveram em relativa obscuridade, foram pouco reconhecidos em vida e a influência extraordinária exercida por cada um foi póstuma, consolidando-se, no caso de Vico, mais de um século após a sua morte, com sua fama, ainda hoje, mantendo-se restrita a círculos eruditos e acadêmicos. Ele não é, nunca foi, uma figura popular, ao passo que a figura e a imagem de Maquiavel tornaram-se icônicas, conhecidas por todas. Sua teoria transformou-se em adjetivo e não é preciso ter lido sua obra para ter uma noção - geralmente muito deturpada - de suas ideias. Em Maquiavel e Vico: poder, história, moral, religião, Ricardo Luiz de Souza faz uma análise comparativa das obras de ambos os autores. O autor estuda como o poder do príncipe e o poder do povo foram analisados por Maquiavel a partir tanto do elogio da unidade italiana - unidade ainda inexistente em sua época - quanto dos fatores capazes de conferir estabilidade ao Estado e de, ao mesmo, tempo, preservar a liberdade. Mas também a história, a moral e a religião - a forma como Maquiavel e Vico abordaram cada um destes temas - serão abordados. 
 

OLHARES SOBRE LÍNGUAS E LITERATURAS EM AMBIENTES MULTICULTURAIS
Organizadores: Odete Burgeile, Gessiane Lobato Picanço e Alexandre Mariotto Botton

Os temas abordados neste livro derivam do projeto Diásporas Amazônicas: Língua, Cultura e Educação sob o Signo da Diversidade, aprovado pelo Edital Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia n. 21/2018, da Capes, aglutinando os programas de pós-graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, da Universidade Federal do Pará e da Universidade de Rondônia. Os artigos que oferecemos à vossa leitura são o resultado do trabalho de pesquisadores que há tempos se dedicam ao estudo das línguas, da literatura e da educação tão diversas na região compreendida no vasto território da Amazônia legal. 

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