RETROSPECTIVA #UNEMATFAZPESQUISA

Você já ouviu falar em carne alternativa, cultivada e vegetal???

Por Hemília Maia
23/12/2021

A carne vegetal já é uma realidade fácil de ser encontrada nos supermercados, por outro lado, a carne cultivada, considerada como a carne do futuro, ainda está em estágio experimental (Foto: Divulgação)

A professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Mylena Neres Nunes, mestre em Administração, vem pesquisando sobre o papel das emoções no comportamento alimentar desde 2015. E, desde março de 2018, iniciou uma pesquisa envolvendo carne cultivada e carne vegetal. Neste momento, Mylena tenta identificar o perfil emocional dos consumidores com relação a essas propostas alimentares por meio de pesquisas com o consumidor. 

De acordo com a pesquisadora, para que essas carnes sejam adotadas na dieta das pessoas é necessário que as diferentes e complexas variáveis que caracterizam o comportamento alimentar sejam consideradas. “As emoções são uma das dimensões das experiências alimentares que influenciam o comportamento alimentar e são preditivas quanto ao consumo futuro ou não de um alimento e é isso que torna tão importante identificar, por exemplo, se consumir carne vegetal em um domingo à tarde com seus amigos te deixa feliz ou animado, quem sabe desapontado, ou ainda tudo junto?” tenta descobrir Mylena.


Mudanças nos hábitos alimentares da população mundial, por meio da adoção de uma "dieta mais equilibrada", em que há um aumento do consumo de alimentos de origem vegetal e uma redução do consumo de alimentos de origem animal, têm sido apontadas como determinantes para questões relacionadas ao bem-estar animal, segurança alimentar e sustentabilidade do meio ambiente. 

Nesse cenário, as carnes alternativas têm surgido como uma possível solução, prometendo necessitar de menos recursos naturais, se comparadas às carnes tradicionais, serem benéficas para a saúde e preservarem o bem-estar animal. 

Para participar do estudo ‘Relação entre respostas emocionais e a intenção de comer carne vegetal e carne cultivada em um determinado contexto de consumo’ e opinar a respeito basta clicar aqui e preencher o questionário. Mylena chegou a estas questões depois de muita leitura e de um pré-teste aplicado on-line. “Nele são levantadas essas informações com relação às emoções, o contexto de consumo, a intenção de comer essas carnes e os dados sociodemográficos”, explicou a pesquisadora.


Carnes alternativas


Carne cultivada: desenvolvida em laboratório a partir de células do animal vivo

Carne vegetal: produzida a partir de vegetais como, por exemplo, soja e ervilha 

A carne vegetal já é uma realidade fácil de ser encontrada nos supermercados, por outro lado, a carne cultivada, considerada como a carne do futuro, ainda está em estágio experimental. 

Mas, segundo Mylena, não importa quão saudáveis ou amigas do meio ambiente e do bem-estar animal elas sejam, se os consumidores não estiverem dispostos a consumir. 

“A minha pesquisa busca auxiliar nessa adoção, oferecendo informações valiosas tanto para o desenvolvimento dessas carnes, quanto para sua comercialização, uma vez que, por exemplo, identificado o perfil emocional dos consumidores pode-se adaptar aspectos do produto e de suas estratégias de marketing para atender às necessidades emocionais dos consumidores”, comentou Mylena.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!