A reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso recebeu, na tarde dessa segunda-feira (16.12), representantes dos Diretórios Central dos Estudantes (DCE), dos Centros Acadêmicos (CAs) e da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE).
NO ENCONTRO, FOI ESCLARECIDO QUE:
Após recebimento pela Ouvidoria, a Universidade designou Comissão para Instauração de Processo Disciplinar Discente, com objetivo de apurar os fatos relacionados à denúncia de crimes de preconceito e discriminação, praticados por estudante desta Instituição. A Comissão tem 60 dias para conclusão dos trabalhos, conforme previsto na normativa acadêmica.
A Unemat reafirma seu compromisso com a imparcialidade na elucidação dos fatos e a garantia ao princípio Constitucional do contraditório e ampla defesa.
MOVIMENTO CONTRA TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO NA UNEMAT
A partir do diálogo com os representantes estudantis, ficou definida a criação de um Movimento Contra qualquer Forma de Discriminação, para fortalecer as políticas institucionais já existentes e desenvolver outras iniciativas, dentre as quais:
Maior divulgação de canais de denúncia, ampliação das campanhas contra as discriminação e assédio, ações educativas, apoio a programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre temáticas que envolvam a diversidade e contemplem as ações afirmativas da Unemat, voltadas à comunidade acadêmica negra, indígena, povos tradicionais, pessoas com deficiência e população LGBT+.
Contato:
imprensa@unemat.br