O câmpus da Unemat em Tangará da Serra (251 km da capital Cuiabá) comemorou, nesta semana (15/03), a colação de grau dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo e Letras.
As cerimônias de entrega dos diplomas aos mais de 100 formandos no município encerram o calendário de formaturas da Unemat, referente ao período letivo 2022/2. O período de colações de grau teve início em 3 de fevereiro, em Barra do Bugres, e ocorreu em 12 câmpus distribuídos por todo o estado.
Nesses diferentes locais, a Unemat transforma vidas. São histórias de persistência, sonhos e superação.
Aos 26 anos de idade, Samuel Muniz formou-se em Agronomia. Filho de pequenos produtores rurais, mudou-se do Paraná trazendo na bagagem o sonho de entrar na universidade. Em Tangará da Serra, a família trabalhou com frutíferas, hortaliças e, atualmente, planta milho.
“Com esses conhecimentos da Unemat, eu vou poder ajudar a minha família a produzir melhor, vou poder acompanhar e dar uma vida melhor para eles”.
Vanessa Alves De Lana, 24 anos, veio de Salto do Céu (350 km da capital Cuiabá) para conquistar o título de bacharel em Engenharia. Para se manter, contou com programas de apoio à permanência estudantil.
“Tenho orgulho de dizer que sou 100% fruto da Unemat, tanto da parte financeira quanto da parte acadêmica. Eu recebi auxílio moradia, auxílio alimentação, participei do programa Focco (Formação de Aprendizagem Cooperativa), onde atuei por quase três anos como bolsista. Se não fossem os programas de bolsa da Unemat, não teria condições de me formar em Engenharia”, comemora.
A Universidade transforma
A reitora, Vera Maquêa, destacou que a universidade transforma a vida das pessoas e, também, dos locais onde está inserida. “A Unemat vai completar 45 anos de criação em 2023. Nesse tempo, formamos muita gente neste Estado, e transformamos Mato Grosso. Estamos no interior do país formando pessoas, em nível de graduação e pós-graduação. Temos que defender esta universidade como bem público”.
Orgulho e dedicação
Além do diploma, a recém-graduada Brenda Gomes Candeias, 29 anos, recebeu a Láurea Acadêmica, concedida pelo curso de Ciências Contábeis ao formando destaque.
“Fiquei muito surpresa e grata. Trabalhava o dia inteiro e fazia faculdade à noite. Aí tinha que me dedicar, chegar da aula e estudar até tarde, acordar mais cedo e ficar em casa aos finais de semana. Não foi fácil, mas consegui”.
Sabrina Ventresqui, 28 anos, comemora o diploma de Jornalismo,
curso que escolheu após ter feito sete semestres de Direito.
“Eu nunca mais olhei para trás, nunca me arrependi de ter tomado essa decisão. Comecei a faculdade de Jornalismo porque sempre gostei de ler e escrever, mas não sabia exatamente o que ela iria me proporcionar: a realização de um sonho. Espero contribuir sendo uma boa jornalista e levando o nome da Unemat por aí”.
A mãe dela, Cristiane Ventresqui, conta que a família é toda do ramo do Direito e foi surpreendida quando a filha a decidiu mudar de curso. “A gente sabe que os filhos trazem potenciais, mas não sabe exatamente a realidade e a profundidade disso. Ela brilhou ao longo da graduação. O Trabalho de Conclusão recebeu homenagens das professoras da banca”, conta orgulhosa. “E também foi indicado para o Expocom”, completa Sabrina, referindo-se ao mais importante evento acadêmico e científico da área.
Diferentes histórias se encontram neste dia de realização de
sonhos e início de tantos outros. “A gente costuma acreditar que o futuro está
na nossa frente, mas na verdade, o futuro está aqui”, declarou a reitora.
Patrimônio de Mato Grosso
Em Tangará da Serra, as cerimônias ocorreram no Centro Cultural e reuniram autoridades acadêmicas e políticas. O prefeito Vander Masson destacou que “É uma honra e um orgulho termos a Unemat em Tangará da Serra. Traz oportunidade para que os jovens busquem a sua profissionalização, seu conhecimento e, assim, possam conquistar sonhos”.
Para o diretor Político, Pedagógico e Financeiro (DPPF), Ariel Lopes, a universidade é o caminho para transformar. “Nos últimos anos, a universidade pública sofreu muitos ataques, mas é a universidade pública que faz a diferença. A Unemat é patrimônio do povo de Mato Grosso”.
Confira a agenda das colações 2022/2 realizadas pela Unemat.
Contato:
imprensa@unemat.br