Oportunidade

Unemat abre inscrições para bolsas Probiti em projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação

A data limite para inscrição é 27 de junho, às 23h59 (horário oficial de MT)

Por Hemília Maia
17/06/2025

(Foto: Banco de Imagens Freepik)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), está com inscrições abertas para o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Probiti). O edital disponibiliza nove vagas para bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

A bolsa de 700 reais mensal será paga até 12 meses, conforme o Termo de Concessão, com recursos estaduais via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A carga horária semanal é de 20 horas. A seleção considerará a relevância do projeto, o mérito técnico-científico da proposta, bem como o histórico acadêmico do aluno indicado.

A iniciativa visa incentivar a participação de estudantes de graduação em projetos com foco em soluções tecnológicas e inovação aplicada. O edital contempla projetos a serem desenvolvidos nos câmpus da Unemat de Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Médio Araguaia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.

Podem participar estudantes regularmente matriculados na graduação, com bom rendimento acadêmico, vinculados a projetos de pesquisa com foco em desenvolvimento tecnológico que serão indicados por seus orientadores.

Os requisitos para orientador são estar vinculado a projeto de pesquisa nas situações descritas no edital, possuir titularidade mínima de mestre, ser profissional técnico da educação superior efetivo, docente efetivo ou professor convidado e não estar afastado por mais de 90 dias durante a vigência da bolsa.

 

Documentação obrigatória

Entre os documentos exigidos ao aluno e que devem ser anexados com a inscrição estão: histórico escolar, ficha de inscrição, lista de produção científica e subprojeto vinculado ao projeto do orientador. No caso do orientador, os documentos exigidos, entre outros, são: ficha de inscrição, currículo Lattes, projeto de pesquisa completo institucionalizado e portaria de institucionalização constando equipe e vigência.

O orientador é responsável pela submissão da proposta com indicação dos alunos bolsistas.  Os formulários obrigatórios, declaração de aceite, critérios de avaliação e orientações para submissão estão disponíveis nos anexos do edital.

🔗 Clique aqui para acessar o Edital nº 020/2025 – Probiti

A participação exige a submissão de documentos específicos e o cumprimento dos prazos estabelecidos. As inscrições encerram dia 27 de junho, o resultado final será divulgado em 10 de julho e a previsão de início das bolsas em agosto, conforme disponibilidade orçamentária.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!