POVOS ORIGINÁRIOS

Unemat realiza Congresso Internacional Intercultural Indígena em Mato Grosso

O evento é promovido pelo Mestrado Profissional em Contexto Indígena Intercultural e conta com cerca de 600 participantes de seis estados

Por Assessoria Proeg
18/07/2025

(Foto: Divulgação)

Povos indígenas de 41 etnias prestigiaram a abertura da 2ª edição do Congresso Internacional Intercultural Indígena na quarta-feira (16). Com o tema “Desafios e perspectivas de ensino e pesquisa intercultural”, o evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em colaboração com os cursos de graduação do Câmpus Universitário Renê Barbour, em Barra do Bugres, sendo financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

(Foto: Divulgação)

Participaram da composição da mesa de honra, autoridades acadêmicas e da sociedade civil, representantes dos povos indígenas. A reitora da Unemat, Vera Maquêa, destacou o quanto a instituição caminhou em suas políticas para atender às demandas da educação escolar indígena em Mato Grosso, com mestrado profissional implementado. “Essa é uma conquista de muita gente, dos professores e dos parceiros envolvidos. A interculturalidade não é apenas uma questão de convivência de culturas, é muito mais complexa. Tem a ver com as questões de alteridade, aquilo que podemos aprender entre nós. Essa pluridiversidade como forma de encarar o conhecimento, cientes de que existem outros saberes, outras culturas, nos levará adiante na construção de um futuro doutorado indígena intercultural”, destacou a reitora.

A coordenadora do PGGecii, Waldinéia Antunes de Alcantara Ferreira, agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento, incluindo os demais programas de pós-graduação da Unemat. O evento conta com cerca de 600 inscritos e com 137 trabalhos apresentados. Além de Mato Grosso, os participantes são provenientes do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins.

O cacique Luciel Boroponepá, da Aldeia Umutina, proferiu suas palavras, iniciando com a saudação em sua língua materna: “Graças à Unemat e aos esforços dos nossos professores, todos estão sendo formados por essa instituição. Somos privilegiados de termos o nosso território Balatiponé próximo dos cursos”, comemorou o cacique.

Em nome do Conselho de Educação Escolar Indígena, a professora Francisca Navantino Pinto de Ângelo, conhecida como Chiquinha Paresi, enfatizou a importância da pesquisa na graduação desenvolvida por meio do Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola (Asie). “É nosso interesse transformar esse projeto numa política contínua em Mato Grosso,” pontuou a professora Chiquinha, que integra o corpo docente do PPGecii.

(Foto: Divulgação)

Em seguida, o povo Balatiponé-Umutina fez uma apresentação cultural que evocou a relação humana com a natureza. Por fim, os participantes puderam dialogar com o conferencista sobre os desafios e perspectivas em processos e produtos educacionais na área de ensino do Mestrado Profissional. O professor Alexandre Maia do Bonfim contextualiza seu lugar de fala no território do Rio de Janeiro para dizer que veio para dialogar sobre a experiência do Mestrado Indígena a partir da pedagogia da escuta. Destacou a importância da pesquisa num mestrado indígena que tem muito a se fortalecer ao propiciar reflexão sobre as práticas cotidianas e suscitar respostas aplicáveis. “O produto educacional precisa avançar para além do aspecto tecnicista para demonstrar a reflexão realizada como um processo do pesquisador ao se voltar para sua realidade”.

“Diversidade, conectividade, resiliência e engajamento são os aspectos que serão observados nos programas de pós-graduação pela Capes no século XXI. De início, o Mestrado Indígena já sai na frente com a questão da diversidade”, apontou Maia. Vinculado ao Ministério da Educação, a Capes é o órgão responsável por avaliar os cursos de mestrado e de doutorado no país.

O evento contou com a presença do presidente da Organização dos Profissionais da Educação Escolar Indígena de Mato Grosso (Oprimt), Jãdatari Xipái, que também é acadêmico da Licenciatura Intercultural Indígena. Pela Unemat, também participaram do evento o diretor administrativo do Câmpus de Barra do Bugres, Rivelino Linhares; o diretor da Faculdade Indígena Intercultural, José Wilson Pires Carvalho; a assessora de Gestão de Políticas Educacionais, Antonia Alves Pereira, e o diretor de gestão de Educação Indígena, Adailton Alves da Silva, ambos da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Este evento integra a pós-graduação e as graduações de Licenciatura Indígena Intercultural com reflexões por meio de conferência, mesas redondas, apresentação de trabalhos e exposição cultural das 41 etnias que integram os cursos interculturais da Unemat. Além dos que participaram, presencialmente, outros egressos, professores da rede básica de educação e interessados acompanharam a transmissão do evento pelo canal do PPGecii.

Mais informações e programação do evento pode ser obtidas clicando aqui.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
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