A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) obteve a aprovação de novo curso de doutorado interinstitucional, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O Dinter em Direito será oferecido em cooperação com a Universidade Federal do Pará (UFPA).
O resultado do Edital nº 02/2024, de novas propostas de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), foi divulgado esta semana pela Capes.
O objetivo do curso interinstitucional é continuar a formação dos docentes e servidores efetivos da Unemat. Serão oferecidas 15 vagas, de forma gratuita, sendo 12 para docentes e três para profissionais técnicos.
A Unemat investe constantemente na qualificação de seus recursos humanos. “O objetivo é formar doutores em Direito com ênfase em Direitos Humanos, contribuindo para a melhoria das habilidades de docência e pesquisa de servidores da Unemat, assim como fortalecer redes de pesquisa entre Unemat e UFPA, com fomento de criação de grupos de pesquisa, eventos e publicações em conjunto”, destacou a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Regina Ignácio.
A área de concentração do curso é em Direitos Humanos, com cinco linhas de pesquisa: Constitucionalismo, Políticas Públicas e Direitos Humanos; Direitos Fundamentais: concretização e garantias; Direitos Fundamentais e Meio Ambiente; Estudos Críticos do Direito; e Sistema Penal e Direitos Humanos.
As disciplinas serão ofertadas presencialmente, na forma modular, em Cáceres. O curso de doutorado possui duração de 4 anos, sendo os dois primeiros dedicados ao cumprimento de créditos de disciplinas.
SAIBA MAIS
Para uma melhor visão acerca das linhas de pesquisa e dos professores vinculados a cada uma, acesse aqui.
O PPGD/UFPA possui uma experiência de quase 40 anos na oferta de cursos de mestrado e, desde 2003, de doutorado em Direito, sendo o único Programa a oferecer doutorado na área na região Norte do país e o mais bem avaliado nessa região, com nota 5 na última avaliação da Capes.
O programa promotor terá até 24 meses, a contar da data de publicação do resultado final, para dar início às atividades. Ainda não há previsão para lançamento do edital para seleção de discentes.
Contato:
imprensa@unemat.br