Profei/Unemat

Estão abertas inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

Por Hemília Maia
19/12/2022

(Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o exame nacional de acesso ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei). Há oferta de 206 vagas em 14 instituições associadas, sendo 15 vagas para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Sinop.


O Profei oferece formação continuada para professores em efetivo exercício em sala de aula na Rede Pública Municipal, Estadual e Federal de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes promovendo o desenvolvimento em contextos educacionais e garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.

O mestrado tem como área de concentração a “Educação Inclusiva”, com três linhas de pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; e Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. Na Unemat são ofertadas 5 vagas universais para cada uma das linhas de pesquisa.

 

A duração máxima do Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva é de 24 meses, com 96 créditos a serem cumpridos: 24 créditos de disciplinas, 16 créditos de atividades  complementares e 56 créditos da dissertação.

EDITAL Nº 15/2022

Clique aqui

 

INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas exclusivamente no site:  www.vunesp.com.br até o dia 9 de janeiro de 2023. Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico, segundo instruções disponíveis na página, anexar os documentos exigidos e o comprovante de pagamento da taxa de R$ 110.

 

SELEÇÃO

O processo seletivo é composto de três etapas: análise de documentos, projeto de pesquisa e entrevista. A entrevista será realizada exclusivamente por videochamada e terá duração máxima de 30 minutos. O resultado final será divulgado em 20 de abril de 2023.

 

O PROGRAMA

O Profei é um curso com encontros oferecidos no formato do Ensino Híbrido, e com suas aulas presenciais agendadas previamente pelos docentes responsáveis pela disciplina, conforme determinação do Colegiado local de cada uma das Instituições Associadas que integram a rede Nacional. Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o Profei possui oferta simultânea nacional e internacional somente aos profissionais da educação com diploma em licenciatura, concursados como professores efetivos de educação básica em rede pública municipal, estadual e federal de ensino, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva.

Profei/Unemat

Coordenadora – Sumaya Ferreira Guedes

Vice-coordenadora – Nilce Maria da Silva

E-mail para contato – profei@unemat.br

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!