Alunos do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) desenvolveram uma ferramenta voltada à qualificação da assistência prestada na Atenção Primária à Saúde. A iniciativa é dos acadêmicos da 9ª fase do curso em Cáceres, como parte das atividades da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caic.
Durante o estágio, o grupo elaborou uma ferramenta de avaliação de risco de vulnerabilidade social e clínica das famílias, inspirada na escala de risco familiar de Coelho e Savassi — instrumento utilizado para identificar e classificar o grau de vulnerabilidade das famílias na Atenção Básica à Saúde. A proposta visa fortalecer o cuidado integral e qualificado às comunidades atendidas pelas UBS.
A ferramenta permite identificar com mais precisão os fatores sociais e clínicos que influenciam diretamente o processo saúde-doença, contribuindo para o planejamento de ações de cuidado mais eficazes.
Como parte da implementação,os estudantes promoveram uma capacitação no dia 23 de maio com enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS) do município, apresentando o funcionamento da ferramenta. A formação contou ainda com a presença de representantes da Coordenação da Atenção Primária do município e do Escritório Regional de Saúde.
Durante a capacitação, os participantes receberam um Procedimento Operacional Padrão (POP), com orientações detalhadas sobre o uso da ferramenta, incluindo o preenchimento dos instrumentos e o processo de organização e importação das informações no sistema de classificação de risco familiar.
A professora que coordenou a ação, Natália Gentil, assegura que trata-se de uma estratégia fundamental para a promoção da equidade na atenção à saúde. “A ferramenta desenvolvida pelos estudantes representa uma importante contribuição para o fortalecimento das práticas em saúde no território, possibilitando a priorização de atendimentos, o planejamento de ações coletivas, o acompanhamento sistemático de famílias em situação de vulnerabilidade e uma análise mais aprofundada da realidade local”, explica a professora Natália Gentil. “A iniciativa evidencia a relevância da parceria entre a Universidade e os serviços de saúde, articulação essencial para a formação de profissionais comprometidos com as necessidades da população e para o aperfeiçoamento contínuo das práticas em saúde”, garante Natália.
O projeto contou com a orientação da enfermeira preceptora Rafaela Vila Ramos Pereira de Faro e a coordenação da professora Natália Gentil Lima. A iniciativa foi dos estudantes Ana Luiza Mota Gonzaga de Freitas, Bruno Gonsalves, Juan Luiz de Moura e Faria, Matheus Siqueira dos Santos e Thalisia Cristine Aniceto do Prado.
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