QUALIFICAÇÃO

Inscrições para ProfLetras começam dia 27

Unemat oferece 21 vagas

Por Hemília Maia
14/09/2021

Mestrado profissional para professores de Língua Portuguesa (Foto: Design Unemat)

A Universidade do Estado de Mato Grosso oferece 21 vagas no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) sendo 11 no câmpus Jane Vanini, em Cáceres, e 10 no câmpus de Sinop. As inscrições, com submissão do Memorial, começam no dia 27 de setembro e seguem até o dia 24 de outubro de 2021. Quem atender aos critérios e desejar solicitar a isenção da taxa de 90 reais poderá fazer o pedido no período de 27 de setembro a 13 de outubro de 2021.

A inscrição será feita somente via internet. Para concorrer às vagas do Profletras é preciso preencher o formulário de acordo com as instruções, imprimir a Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 25 de outubro.

Para concorrer às vagas do Mestrado Profissional em Letras é preciso possuir diploma de curso superior de licenciatura em Letras, com habilitação em português, ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos) em Escola da Rede Pública, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos).

Os candidatos passarão por processo de seleção com duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa é a Prova Escrita: Avaliação do Memorial e a segunda, a Prova Oral: Entrevista que será realizada a distância, no período de 2 a 9 de dezembro de 2021, por meio de recursos digitais, online, via plataformas de videoconferência. Dia 22 de dezembro de 2021 é a data provável para divulgação do resultado final.

O ProfLetras é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolvido em todas as regiões brasileiras por Instituições de Ensino Superior associadas.

Com o objetivo de capacitar professores de Língua Portuguesa para a docência no Ensino Fundamental, o ProfLetras abre 590 vagas para mestrado profissional, distribuídas por universidades em todo o País.

Mais informações podem ser obtidas junto a Coordenação da Unidade de Cáceres (e-mail secprofletrascaceres@unemat.br) ou de Sinop (e-mail profletrassinop@unemat.br)

Consulte o Edital Nº 002/2021 de acesso ao Mestrado Profissional em Letras aqui.



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!