Política de Educação

A Unemat é uma das IES brasileiras elegíveis ao Programa Pé-de-Meia Licenciaturas

Os primeiros candidatos às vagas em cursos de licenciatura da Unemat aprovados pelo SiSU que obtiveram a bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas ingressarão nos cursos escolhidos no segundo semestre letivo da Universidadeniversidade

Por Hemília Maia
20/02/2025

(Foto: Arquivo Pessoal Poliana de Oliveira)

Os cursos de licenciatura presenciais da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) são elegíveis as bolsas do Programa Pé-de-Meia Licenciaturas do Governo Federal, porque a Instituição fez adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como forma de seleção de ingresso à Universidade. O Programa é voltado para novos alunos aprovados em cursos de licenciatura presenciais, com alto rendimento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Das 12 mil bolsas disponibilizadas no Brasil, em 2025, pelo Ministério da Educação (MEC) a serem pagas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 15 estão na Instituição.

Os primeiros alunos beneficiados pelo Programa Pé-de-Meia ingressarão nos cursos de Ciências Biológicas nos municípios de Cáceres e Tangará da Serra; de Letras, em Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis e Sinop; Matemática, em Cáceres e Sinop e Pedagogia, em Sinop. O auxílio financeiro mensal de 1.050 reais é pago mensalmente pela  Capes do início ao fim do curso.

"O Programa Pé-de-Meia Licenciaturas é fundamental, em meio a um conjunto de outras ações, para fortalecer os cursos de licenciatura no Brasil e fomentar a carreira. A Unemat, que nasceu e se firmou, a partir da formação de professores no interior do Estado de Mato Grosso, incentiva e apoia essa iniciativa do Governo Federal", reforça Vera Maquêa, reitora da Unemat e licenciada em Letras. 

Podem concorrer ao programa os candidatos aprovados em cursos de licenciatura presencial em processos seletivos do MEC: Sisu, Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com média simples acima de 650 pontos no Enem e que tenha currículo cadastrado na Plataforma Freire, da Capes.

Pé-de-Meia Licenciaturas

É uma iniciativa do governo federal para atrair e incentivar estudantes com alto desempenho no Enem para as licenciaturas e para a carreira docente. Este programa busca não apenas a formação de novos professores, mas também a redução da evasão nos cursos de formação docente e a inserção desses profissionais nas redes públicas de ensino.

O Pé-de-Meia Licenciaturas oferece uma bolsa de incentivo mensal. Os beneficiários recebem um total de 1.050 reais, dos quais 700 podem ser sacados imediatamente, enquanto 350 são depositados em uma poupança, que pode ser sacada somente após o estudante, já formado como professor, ingressar como profissional na rede pública de ensino, no prazo de até cinco anos após a conclusão do curso.  

Para manter a bolsa é preciso cursar a quantidade de créditos obrigatórios de cada período e obter resultados acadêmicos satisfatórios a cada semestre, conforme regulamento do Programa do MEC. 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!