Servidores da Unemat, designados como Agentes de Integridade,
participaram do primeiro treinamento para servidores indicados pelos respectivos
órgãos para o desenvolvimento dos planos de integridade. O evento foi
realizado, nessa quarta-feira (19.06), pela Controladoria Geral do Estado,
em Cuiabá.
Conforme Portaria nº 1261 / 2024, atuarão como Agentes de Integridade responsáveis por coordenar a estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Unemat: Maria do Carmo Silva de Andrade (presidente), Denise Pereira Pacheco, Marcio da Cunha Souza e Vania de Oliveira Silva.
Durante o evento de capacitação, foram tratados temas como riscos de integridades no contexto constitucional e legal. Os agentes de integridade e outros servidores que atuarão no levantamento dos riscos tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre riscos como conflito de interesses e solicitação/recebimento de vantagens indevidas.
Após a adesão de 100% das instituições estaduais, o Programa Integridade MT está na segunda fase e busca capacitar esses agentes para implementar medidas de prevenção, detecção e respostas a desvios de conduta no âmbito do Poder Executivo.
Nesta fase, a CGE reforça o seu compromisso em continuar oferecendo treinamentos e suporte técnico para os agentes da integridade, contribuindo para adoção de boas práticas de governança nos órgãos e entidades. Na ocasião também foi lançado o Guia do Agente de Integridade, que dará um direcionamento na elaboração, no planejamento e na execução do plano de integridade nesses primeiros momentos de construção e implementação.
Com Informações de Luciana Silva | CGE-MT (acesse aqui matéria completa).
Contato:
imprensa@unemat.br