Integração

Unemat marca presença em evento do Governo Federal que apresenta projeto de País

Projeto Rotas de Integração Sul-Americana reúne autoridades brasileiras e bolivianas em Cáceres

Por Hemília Maia
21/06/2024

(Foto: Tony Hirota)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) marcou presença no evento promovido pelo Governo Federal em Cáceres nesta sexta-feira (21.06). A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentou o projeto Rotas de Integração Sul-Americana no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), acompanhada dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés.

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) desenhou cinco rotas após consulta aos 11 estados brasileiros que fazem fronteira com os países da América do Sul. As rotas têm o duplo papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e seus vizinhos e a Ásia. A rota 3, denominada Quadrante Rondon e que conecta Mato Grosso, foi apresentada às autoridades brasileiras e bolivianas que lotaram o auditório esta manhã, juntamente com representações da educação, agronegócio, indústria, comércio, sociedade organizada, entre outros.

“As rotas vão integrar o Brasil com países da América do Sul, mas também farão nossa produção chegar de forma mais rápida e mais competitiva na China e nos mercados da Ásia”, disse Tebet. Segundo a ministra, as saídas para o Oceano Pacífico podem reduzir entre sete e dez mil quilômetros a distância no comércio brasileiro com a Ásia. Tebet também reforçou que nenhuma das cinco rotas é mais importante que outra. “Estamos falando de aumentar o comércio, diminuir a pobreza e a desigualdade nos estados fronteiriços, de desenvolver turismo e cultura. Uma rota fortalece a outra”, acrescentou Tebet.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, destaca a importância da aproximação e relacionamento com os países da América do Sul, além de todos os benefícios políticos, econômicos e comerciais importantíssimos para Cáceres e região ao interligar Mato Grosso ao Pacífico. “Os ganhos sociais e culturais que poderão ser vivenciados pela América do Sul são essenciais também. Essa aproximação com os nossos vizinhos da América do Sul, com os quais comungamos dos mesmos processos de constituição, é de suma importância para nós, enquanto Universidade, para Cáceres e o Estado de Mato Grosso, uma vez que colabora com a perspectiva Sul Global, reduzindo dessimetrias regionais”, aponta Vera Maquêa.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!