EXEMPLO

Projetos e produtos de extensão da Unemat despertam interesse de professores da Unesp

Por Lygia Lima
22/11/2022

(Foto: Arquivo pessoal)

Os projetos e produtos de extensão da Unemat despertam o interesse de professores, alunos da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e de secretários da Prefeitura de Ilha Solteira. As ações desenvolvidas pela Unemat foram apresentadas em uma palestra sobre creditação de extensão para os professores durante esse mês na Faculdade de Engenharia da Unesp.

A palestra foi apresentada pelos professores da Unemat, Max Robert Marinho, Lucas Kriesel Sperotto e Fernando Yoiti Obana que falaram sobre o Projeto de Extensão Reciclagem e Reutilização de Resíduos Eletrônicos e creditação de extensão.

A creditação da extensão é uma exigência que vem sendo implantada nas universidades, mas a Unemat por meio do Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados (Lese) e Centro de Reciclagem e Inovação em Automação e Robótica (Criar) já executa atividades de creditação de extensão desde 2015, mas até a regulamentação essas atividades eram contabilizadas como atividades complementares.

O interesse da Unesp pelo modelo utilizado na Unemat se deve a experiência de 07 anos, uma vez que muitos egressos da instituição ingressaram no Programa de Pós-Graduação na universidade paulista e falaram do modelo unematiano. 

A partir dessa experiência, a Unemat e Unesp juntamente com a prefeitura de Ilha Solteira iniciaram diálogos para a possibilidade de estabelecimento de convênio visando a troca de conhecimento de pesquisa e extensão, além de possiblidade de intercâmbio de alunos em nível de graduação e de pós-graduação entre as instituições.

Durante a visita ao câmpus da Unesp em Ilha Solteira, o Caminhão da Extensão da Unemat também esteve presente e apresentou projetos de extensão e dispositivos desenvolvidos por alunos nos projetos. Participaram do evento os professores Darley Domingos de Almeida, André Flederico Pereira, Daniela Cabral de Oliveira, Cenez Araújo de Rezende a técnica administrativa Sonia Aparecida Monteiro e os motoristas Leandro de Jesus Café e Edson Maciel de Lima e alunos bolsistas do Lese/Criar e do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão de Alto Araguaia. 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!