ENSINO SUPERIOR

Presidente da Capes recebe reitora da Unemat

Equipe da Coordenação de Aperfeiçoamento recebeu equipe da Universidade na tarde desta quarta-feira (22)

Por Nataniel Zanferrari
22/03/2023

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, foi recebida na tarde desta quarta-feira (22) em Brasília pela presidente da Capes, Mercedes Bustamante (Foto: Mariana Barros)

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, foi recebida na tarde desta quarta-feira (22) em Brasília pela presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante.

“Nesta reunião apresentamos a nossa Unemat, o que fazemos no ensino, na pesquisa, na extensão, na pós-graduação”, conta a reitora. “Conversamos bastante sobre as políticas de articulação da Educação Básica com a Educação Superior e da graduação com a pós-graduação. Juntas, Unemat e Capes vão conseguir desenvolver diversas pautas interessantes”, afirma Vera.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, lembrou a questão dos indicadores sociais nos programas. “Conseguimos tratar nas reuniões a questão dos indicadores sociais do impacto social, como a Capes está trabalhando esses indicadores nos programas ambientais, interdisciplinares e multidisciplinares. É muito importante, para consolidar nossos mestrados e doutorados, que os indicadores estejam muito bem discutidos e compreendidos”, disse. Também focada na forte preocupação da Capes com a Educação Básica, a pró-reitora também ratificou o papel da Unemat neste ponto. “Reforcei o papel dos nossos mestrados profissionais neste quesito, e que nossos mestrandos destes programas são professores da Educação Básica”, indicou a Áurea.

Além de Vera e Áurea, a equipe da Unemat também foi composta dos professores Beatriz Schwantes Marimon e Ben Hur Marimon Junior, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) da Unemat, e da profissional técnica Mariana de Oliveira Barros, do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília.

Beatriz comentou que a reunião renderá excelentes frutos. “A professora Mercedes Bustamante ficou bastante impressionada com os números, com a grandeza da Unemat, por estar presente e atingir diversos municípios, e reforçamos que a Universidade está aberta para contribuir” disse a pesquisadora. “Só assim conseguimos construir um país melhor, nas áreas que melhor conhece, e quem conhece melhor o Mato Grosso é a Unemat”, afirmou Beatriz.

“Foi uma reunião de apresentação das potencialidades da Unemat, do que construímos e das condições que temos hoje de oferecer assessorias, consultorias, serviços técnicos ao Governo Federal através do Governo do Estado e de nossas entidades estaduais, de chegar a nível federal com propostas bem concretas a respeito de ações de interiorização do ensino”, explicou o professor Ben Hur. “Assim poderemos contribuir com as questões do Ensino Básico, da Graduação, da Pós-Graduação, da agricultura, da pecuária, do meio ambiente. São problemas fundamentais para serem resolvido no Estado e Mato Grosso pode se transformar em uma referência na questão ambiental por conta de tudo que produzimos: carne, soja, algodão, energia hidrelétrica. Isso tudo gera um grande passivo ambiental e a Unemat tem como a ajudar a resolver, a ponto de Mato Grosso poder se tornar em um estudo de caso e referência nesta questão, afirma o professor.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!