A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) esteve presente na 4ª edição do Encontro Nacional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizado esta semana em Brasília (DF).
O evento, que teve início ontem (21) e segue até amanhã (23), celebra os 16 anos do Parfor, uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam. O Parfor já beneficiou mais de 100 mil professores da educação básica que não possuíam formação adequada na sua área de atuação nas escolas públicas.
Dentro do programa também há o Parfor Equidade, uma ação especial idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação.
Atualmente, a Unemat oferta três cursos do Parfor Equidade com financiamento da Capes: Licenciatura Intercultural Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação Bilíngue de Libras. O curso de Licenciatura Intercultural Indígena oferta duas turmas: uma em Canarana e outra em Ribeirão Cascalheira. Educação Escolar Quilombola oferta curso de licenciatura em em Nossa Senhora do Livramento. Já o curso de Educação Bilíngue de Libras oferta segunda licenciatura em Cáceres.
“Esse evento é muito importante para que a Unemat possa aprimorar as atividades administrativas e metodológicas na formação de professores nos seus três cursos do Parfor/Equidade”, afirma a coordenadora institucional do Parfor na Unemat, Milena Borges. Além da coordenadora institucional, a Unemat também foi representada pelo coordenador do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Osvaldo Cerezer.
Contato:
imprensa@unemat.br