A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Etec) de Juara realizaram um evento que selecionou a redação de uma estudante da Escola Estadual Oscar Soares, de Juara, para concorrer ao prêmio estadual Jovem Senador, do Senado Federal.
O evento, realizado no auditório da Etec/Juara, foi organizado pelos professores Patrícia Luiza da Silva e Weverton Ortiz Fernandes, da turma especial de oferta única de Letras, oferecida pela Unemat no Câmpus Universitário de Juara.
A vencedora foi a aluna Yasmin Lisboa Leão dos Santos, do 3º Ano A da Escola Estadual Oscar Soares, que funciona vinculada à Etec/Juara. As redações foram avaliadas e selecionadas pelos acadêmicos de Letras da Unemat Juara, que também orientaram os alunos da escola estadual na construção dos textos.
Além da seleção da redação, o evento contou com uma palestra sobre as competências na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ministrada para os alunos do 3º ano pelo professor Isaías Munis Batista, também do curso de Letras.
O evento é parte da ação de extensão 'Processos discursivos na avaliação da redação', coordenado pelo professor Weverton.
Os alunos da escola estadual também homenagearam Murilo Paz Santana, acadêmico do curso de Letras, representando a turma, em agradecimento às ações realizadas pelo projeto.
JOVEM SENADOR
O Programa Jovem Senador é uma ação do Senado Federal que proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar, por intermédio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras.
A seleção dos participantes ocorre por meio de um concurso de redação realizado em parceria com as secretarias estaduais de Educação, que mobiliza escolas, professores e alunos. Os autores das melhores redações de cada estado se tornam os jovens senadores e senadoras do ano.
Em Brasília, os jovens senadores e senadoras participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.
Ao final da semana, vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária. Assim, por meio de suas ideias legislativas, os jovens senadores e senadoras têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do nosso país, caso as propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
O primeiro colocado em cada estado é premiado com a experiência em Brasília como jovens senadores, com despesas pagas pelo Senado Federal, diploma de posse como jovem senador, certificado de participação no concurso de redação e redação divulgada no livreto de compilação das redações vencedoras, com tiragem de 20 mil exemplares e encaminhado para todas as escolas públicas estaduais de Ensino Médio do Brasil. O segundo e terceiro colocados em cada estado recebem certificado de participação no concurso de redação.
As escolas cujos alunos ficarem nos três primeiros lugares de cada estado recebem uma coleção de publicações do Senado Federal, para compor acervo de biblioteca.
Contato:
imprensa@unemat.br