Professores da Universidade de
Mato Grosso (Unemat) e do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) publicaram
em parceria o artigo “Um estudo sobre os desafios e superações na prática
pedagógica em Educação Física no contexto escolar” na revista científica Profissão
Docente, de qualificação de alto impacto Extratos Qualis A4. Mas, a publicação
deste mês não é a única, fruto dessa parceria.
Em abril de 2023 outra pesquisa em rede, realizada entre professoras da Unemat, da Unifimes e da Universidade de São Paulo (USP) foi publicada em revista científica de alto impacto Extratos Qualis A4. O artigo “Corporalidade e Práticas Corporais em Pesquisas na Educação”, foi publicado em volume especial da revista Fronteiras: Journal of Social, Technological end Environmental Science”.
Autores
Karine Silva Bozoki (Centro de Inovação em Educação e Saúde – Cies/Unemat)
João Carlos Martins Bressan (Unemat)
Evandro Salvador Alves de Oliveira (Unifimes)
Resumo
Muitos são os desafios que atravessam a profissão docente, pouco se evidenciam suas superações. Este estudo de revisão bibliográfica sistemática objetivou analisar artigos científicos que tratam de experiências didático-pedagógicas em aulas de Educação Física, especialmente aqueles que apresentem a superação dos obstáculos existentes no cotidiano laboral. Para tanto, foram identificadas neste estudo as produções científicas em formato de artigos publicados na plataforma CAPES, evidenciando o que se produziu em um período de dezessete anos (2000-2017). Buscou-se identificar artigos que apresentem os desafios no cotidiano das aulas de Educação Física escolar, mas que apontem soluções aplicáveis para a prática pedagógica. A partir de uma análise baseada na abordagem qualiquantitativa, identificou-se que os desafios atrelados à profissão docente estão relacionados às dificuldades com novas metodologias de ensino, diversificação dos conteúdos e a resistência e/ou desmotivação dos alunos. Em relação às soluções, os estudos apresentaram como possibilidades a formação inicial e continuada, o planejamento, a sistematização e a organização das aulas.
Autores
Evandro Salvador Alves de Oliveira (Unifimes),
Mônica Caldas Ehrenberg (USP)
João Carlos Martins Bressan (Unemat)
ResumoO artigo em tela objetiva analisar o que revelam (qualitativamente e quantitativamente) as produções acadêmicas publicadas em 10 anos - entre 2012 e 2021 - sobre os termos “práticas corporais e corporalidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que investigou teses, dissertações e artigos científicos identificados e analisados em ambientes virtuais, como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Scielo Brasil. O texto revela que as produções encontradas se concentram especialmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, apontando a carência de discussões e investigações nas demais regiões do território brasileiro. Além disso, os dados mostram que o índice de publicações sobre o tema foi maior após o ano de 2016 e os trabalhos selecionados para análise utilizaram metodologias diversas, com predominância para o método qualitativo.
Contato:
imprensa@unemat.br