Troca de Saberes

Pesquisadores da Unemat participam da 1ª Reunião Técnica da Embrapa e Ecoarts Amazônia sobre sementes de espécies nativas de MT

Por Hemília Maia
25/10/2022

(Foto: Tui Anandi / ISA)

Professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participam da 1ª Reunião Técnica Mato-grossense sobre Pesquisas em Sementes de Espécies Nativas promovida pela Embrapa Agrossilvipastoril e dos empreendedores ecológicos Ecoarts Amazônia, em Sinop nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26).

De acordo com os organizadores da Embrapa Agrossilvipastoril João Meneguci e Ingo Isernhagen o objetivo desta Reunião Técnica é promover o intercâmbio de conhecimentos entre técnicos e pesquisadores que desenvolvem pesquisas sobre a coleta e manejo de sementes nativas, com foco no estado de Mato Grosso, com vistas à construção de uma agenda comum de pesquisa e a promoção de conhecimentos científicos que auxiliem a promoção de políticas públicas de fomento à cadeia produtiva de sementes e mudas nativas.

A programação contará com relato de experiências desenvolvidas pela equipe da Embrapa Amazônia Oriental, sediada no Estado do Pará, bem como um painel de experiências desenvolvidas no Mato Grosso. Três professores pesquisadores convidados da Unemat farão relatos de suas pesquisas.

O professor Rodrigo Góes Esperon Reis falará nesta terça-feira, a partir das 14 horas, sobre a “Qualidade fisiológica das sementes da ARSX analisadas na Unemat/NX: panorama, desafios e potencialidades”. E, a partir das 15 horas, a professora Juliana Garlet discorrerá sobre “Pesquisas com sementes florestais nativas da Amazônia Meridional: atividades desenvolvidas na Unemat câmpus de Alta Floresta”. Na manhã seguinte, a partir das 8h20 a professora da Unemat, em Cáceres, Tanismare Tatiana de Almeida apresentará a “Comissão de sementes e mudas do Estado de Mato Grosso”.

O evento conta com a presença da secretária Executiva da Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso, Andrea dos Santos Oliveira. Entre os técnicos e pesquisadores há representantes da Associação Rede de Sementes do Xingu, Ecoarts Amazônia, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rede de Sementes do Portal da Amazônia e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!