EDUCAÇÃO

Unemat concede grau a 105 professores indígenas

Ao todo, são 55 novos diplomados em Pedagogia Intercultural Indígena e 51 em Licenciatura Intercultural Indígenas pela Universidade

Por Nataniel Zanferrari
26/09/2022

(Foto: Moisés Bandeira)

“Podem exercer vossa profissão”. Com essa fala da vice-reitora Nilce Maria, 105 novos professores indígenas colaram grau nesta sexta-feira, 23 de setembro.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) graduou duas turmas da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi) em cerimônia realizada na Casa da Amizade de Barra do Bugres e marcada pelo orgulho da tradição e da interculturalidade entre os diversos povos originários do Estado.

Ao todo, foram 55 novos diplomados em Pedagogia Intercultural Indígena e 51 em Licenciatura Intercultural Indígena, que se divide em três habilitações: Línguas, Artes e Literatura; Ciências Matemática e da Natureza; e Ciências Sociais.

O orador da turma de Pedagogia Intercultural, Florestino Warawi Tsiewaádi, lembrou das dificuldades impostas na formação destas duas turmas devido à pandemia. “Começo agradecendo aos nossos deuses por nos dar uma boa energia para continuarmos estudando apesar da Covid-19”, disse Florestino. “Perdemos pessoas queridas”, contou, emocionado, o graduado, que perdeu o pai durante a pandemia.

O orador também lembrou que, no espaço de interculturalidade criado entre os povos indígenas na Unemat, diversas amizades foram construídas. “Um ajudando ao outro, um colaborando com o outro, fortalecendo e fazendo com que não desistíssemos”, lembra Florestino, que também destacou o apoio concedido pela Unemat como um todo, especialmente pela Faindi.

Genilsa Yana Waintsu Nambiquara, agora professora graduada, declara que a colação é um momento único para os acadêmicos que, mesmo com bastante desafios, chegaram neste momento que entra para a história. “É uma oportunidade única para todos nós, professores, levarmos esse conhecimento para a nossa comunidade e incentivarmos os novos jovens a estudarem, a buscarem nossos direitos e fortalecermos nossa cultura”, disse Genilsa.

Tanto os graduados quanto as autoridades presentes defenderam a continuidade e a qualidade do ensino indígena na Unemat. “Tenho certeza que são excelentes professores e que levarão educação às crianças nas aldeias indígenas”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A vice-reitora Nilce Maria lembrou do trabalho de cada servidor da Unemat para que seja realizada a formação dos alunos, principalmente dos indígenas. “A Universidade também aprende muito com a educação indígena. Vocês nos ensinam que o conhecimento e o valor da vida e da natureza é outro”, garante Nilce. “Com a oferta de educação indígena, a Unemat se coloca na sua função social de formar professores indígenas para as aldeias, para realizarem o processo de formação do seu povo na língua materna e com conhecimento da ciência”, afirmou a vice-reitora.

“Pensamos que todos os indígenas são iguais, mas quando vemos essa diversidade, essas cores, essas pinturas, cada povo do seu jeito, com as suas festividades, reconhecemos a pluralidade dos povos, e percebemos que a Unemat está fazendo a diferença na vida dessas pessoas”, disse a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antonia Alves.

“É uma grande satisfação e um grande orgulho sermos a casa da Faculdade Indígena Intercultural na Unemat”, disse o diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Barra do Bugres, Fernando Selleri. “Desejamos sucesso para todos os professores indígenas que hoje se formam, na certeza que o trabalho intercultural promoverá a valorização e o respeito a cada povo indígena”, afirmou o diretor.

A diretora da Faculdade Indígena Intercultural, Mônica Cidele da Cruz, lembrou momentos emocionantes tanto para os alunos quanto para os funcionários da Unemat, desde a matrícula até a colação. “Temos somente que agradecer a cada comunidade que nos recebeu durante todas as etapas dessa colação”, disse a diretora. “Para nós é uma satisfação e alegria imensas, diante de todo esse cenário que vivemos, chegarmos hoje, neste momento da formatura dos professores indígenas”, declarou Mônica.


Ensino Indígena na Unemat

Há 22 anos, a Unemat oferta formação específica a nível de graduação e pós-graduação, além da reserva de 5% das vagas em todos os cursos para estudantes indígenas.

As formações específicas e diferenciadas para os povos indígenas de Mato Grosso possuem o intuito de atender às demandas educacionais oriundas dos 43 povos indígenas de Mato Grosso.

O programa de graduação teve início em janeiro de 2001 e já formou 675 professores indígenas. Na graduação, a Universidade oferta os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Pedagogia Intercultural Indígena e, atualmente, prevê a oferta dos cursos de Matemática Intercultural Indígena e Enfermagem Intercultural Indígena.

A Unemat também oferta mestrado desde janeiro de 2020 com o Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii), que já formou 20 mestres indígenas

A Faculdade Intercultural Indígena da Unemat também já ofertou 3 turmas de pós-graduação a nível de Especialização em Educação Escolar Indígena, formando 150 professores especialistas indígenas.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!