DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Parceria promove plantio de mudas no Córrego Sangradouro, em Cáceres

Unemat, Universidade Federal de São Carlos e Prefeitura Municipal de Cáceres comemoram Dia Mundial da Água com a atividade “ Águas que lavam, rios que levam: (cons)ciência cidadã: vigilantes da água”

Por Hemília Maia
25/03/2024

(Foto: Lapegeof)

Para comemorar o Dia Mundial da Água, que é celebrado no dia 22 de março, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) juntou-se ao Laboratório de Bioensaios e Modelagem Matemática (LBMM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para a realização da atividade didática “Águas que lavam, rios que levam: (cons)ciência cidadã - vigilantes da água”, realizada no dia 20 de março no córrego urbano Sangradouro, em Cáceres (MT).

O convite realizado pela coordenadora do LBMM, Marcela Bianchessi da Cunha Santino, doutora em Ecologia e Recursos Naturais também foi feito a Prefeitura Municipal de Cáceres, que disponibilizou parceria por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SMMADE) e da Escola Municipal Professora Erenice Simão Alvarenga.

De acordo com o LBMM a participação nesse tipo de atividade objetiva popularizar a Limnologia, que estuda as águas doces e seus organismos. O público participante recebe informações sobre diferentes questões ambientais que podem causar impactos negativos na água e nos seus usos e a partir dessas informações criam um senso crítico de comunidade, gerador de mudanças como a redução da poluição e a melhoria da conservação dos ecossistemas aquáticos.

Acadêmicos do curso de Geografia e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Unemat, em Cáceres; bolsistas, estagiário, mestrandos e professores do Lapegeof; servidores da SMMADE; além de professores e alunos da Escola Profª Erenice Simão realizaram o plantio de mudas nas margens do córrego Sangradouro com a fixação de placas de identificação e orientação sobre resíduos sólidos. A ação foi organizada pelo Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial (Lapegeof/Unemat) coordenado pela professora Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, doutora em Ecologia e Recursos Naturais. As mudas foram todas doadas pela Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).



De acordo com a professora Leila Nalis “A água é essencial para todos os seres vivos e a sua manutenção é fundamental. Desse modo, trabalhar de forma interdisciplinar, na escola e junto à comunidade é indispensável”. A coordenadora ainda destacou que as frases das placas afixadas foram elaboradas pelos alunos do 3º e 4º ano da escola participante.

A ação foi divulgada pela Rede Global de Museus da Água. O museu faz parte do Programa Hidrológico Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (IHP/Unesco).

 

.

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!