COMUNICAÇÃO

Estudantes de Jornalismo realizam visita técnica a empresa de comunicação de Cuiabá

Estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores e o funcionamento de diferentes ambientes de redações jornalísticas, além de interagir com profissionais da imprensa

Por Assessoria Jornalismo/Unemat
25/06/2024

(Foto: Divulgação)

O curso de Bacharelado em Jornalismo do Câmpus Universitário de Tangará da Serra da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou visita técnica ao Grupo Gazeta de Comunicação, em Cuiabá, na última quinta-feira (20). A visita contou com a participação de um grupo de 16 estudantes e foi coordenada pelo professor Lawrenberg Silva, como atividade de campo vinculada à disciplina de Planejamento Gráfico.

Durante a visita, os estudantes conheceram diferentes ambientes de redação jornalística. Na ocasião, foram recebidos por profissionais da TV Vila Real, Gazeta FM, Vila Real FM, Gazeta Digital e Jornal A Gazeta. A visita foi acompanhada pela profissional do Marketing do Grupo Gazeta, Maila Patrícia, que conduziu os estudantes na forma de um tour abrangente por diversas áreas de atuação no jornal.

Para a estudante Sara Santos, foi uma oportunidade de conhecer de perto a redação do jornal impresso e parque gráfico, onde se tornou possível observar o processo de produção de notícias. "A visita ao jornal foi uma experiência incrível e essencial para nós, estudantes de Jornalismo. Tivemos a oportunidade de ver de perto como funciona uma grande redação, como também outros domínios, compreendendo na prática o que aprendemos na teoria. Isso nos permitiu ter uma visão mais clara sobre os desafios e as exigências que a profissão nos aguarda", comenta a estudante.

A atividade incluiu uma demonstração do funcionamento do jornal digital, destacando a importância da adaptação às novas tecnologias e ao consumo de notícias on-line, reconhecimento do espaço gráfico, do ambiente de redação às máquinas de impressão e acabamento de jornais. No setor de televisão, os alunos exploraram os estúdios de TV, onde assistiram um telejornal in loco, observaram o switcher de perto e aprenderam sobre os bastidores da produção televisiva. A experiência também teve a interação dos estudantes com profissionais como Lúcio Sorge, âncora do Jornal do Meio-Dia, com mais de 30 anos de carreira, que esclareceu dúvidas sobre o funcionamento dos programas. E, depois, a visita se estendeu às emissoras de rádio, onde os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre o funcionamento das operações diárias das rádios, desde a produção de programas ao vivo até a gestão de playlists e programação musical.

Responsável pela atividade, o professor Lawrenberg Silva avalia de modo positivo a iniciativa com essa turma de Jornalismo. "O balanço é evidentemente positivo, principalmente quando envolve o fato de tirar o acadêmico da sala de aula e apresentar outros espaços do saber, conhecimento. No caso, possibilitando o contato direto com a atuação profissional em Jornalismo e alguns dilemas cotidianos", analisa o professor.

A visita é a possibilidade de uma maior imersão nos bastidores de uma redação jornalística para uma maior compreensão das particularidades dos ambientes do trabalho jornalístico, é o que conclui a estudante Taciana Maria Tiago. "A interação com profissionais do ramo e a observação dos processos editoriais trouxeram uma perspectiva realista do trabalho jornalístico. Essa experiência acrescentou conhecimento e habilidades aos estudantes, preparando-os ainda mais para a futura profissão", comenta Taciana.

A atividade de visita técnica é realizada pelo curso de Jornalismo da Unemat e integra o seu rol de iniciativas pedagógicas de atividades de campo desde sua criação, em 2005. Além de visitas em empresas de Comunicação, já foram realizadas idas a comunidade indígena, quilombola, assentamento sem-terra, aterro sanitário e cooperativa de catadores e catadoras de material reciclado.

*Texto produzido pelo alunos do curso de Jornalismo Heloisa Costa, Isabela Vieira, Sara Santos, Taian Franco e Willian Matheus e pelo professor Lawrenberg Silva


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!