O Instituto Sustentar, realizador do Projeto Bichos do Pantanal, está organizando juntamente com a Unemat e outras instituições o webinário: “Fauna nas Estradas: Perigo para Animais e Pessoas”. O evento online acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio, das 17 às 19 horas (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas e estão disponíveis aqui.
O webinário ocorre em um momento estratégico: seis meses antes da COP 30, que será realizada no Brasil, sendo uma oportunidade vital para dar visibilidade a um tema negligenciado, mas de imenso impacto para os ecossistemas brasileiros.
Entre os palestrantes confirmados está o biólogo, gestor ambiental e professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas da Unemat, em Cáceres, Adriano Marcos Romano, mestre em Ensino de Biologia.
Vidas em risco: colisões com animais silvestres nas estradas exigem soluções urgentes
Especialistas alertam para os perigos que afetam tanto a fauna quanto os motoristas e vão discutir soluções.
Por Verdelho Comunicação
A cada minuto, 900 animais silvestres são atropelados nas estradas brasileiras — uma tragédia silenciosa que se tornou um dos grandes problemas ambientais, econômicos e sociais do país. Estima-se que, por ano, cerca de 475 milhões de animais sejam vítimas de atropelamentos, entre eles mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Essa perda devastadora ameaça espécies em extinção, desequilibra ecossistemas e coloca em risco toda a biodiversidade. Além de impactar a fauna, muitos acidentes deixam um triste saldo de vítimas fatais entre motoristas e passageiros. Para jogar luz sobre esse cenário e engajar a sociedade na busca por soluções, o Instituto Sustentar — criador do projeto Bichos do Pantanal — realiza o webinário "Fauna nas Estradas: Risco de Vida para Animais e Pessoas", nos dias 13, 14 e 15 de maio.
O webinário reunirá especialistas, pesquisadores, representantes de ONGs, instituições públicas e privadas, todos engajados na conservação da biodiversidade brasileira. O objetivo é chamar atenção para a gravidade do problema, estimular a conscientização pública, promover medidas mitigatórias e contribuir para a formulação de políticas públicas eficazes.
Para tanto, o evento já conta com o apoio institucional do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (Icas), Rede Brasileira de Especialistas em Ecologia e Transportes (Reet Brasil), SOS Pantanal, Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e Observatório Rodovias Seguras para Todos, que são instituições reconhecidas nacionalmente pela atuação em defesa da fauna silvestre e pela busca de melhorias para maior segurança dos animais e das pessoas na estrada.
Três dias de discussões, mobilização e propostas
O webinário será dividido em painéis temáticos, abordando desde o diagnóstico da situação até caminhos para soluções sustentáveis.
Contato:
imprensa@unemat.br