COP 30

Unemat participa do 1º Fórum das Universidades Estaduais da Amazônia

Por Danielle Tavares
28/11/2023

(Foto: Acervo)

Fortalecer o protagonismo da ciência e dos saberes amazônicos no futuro da biodiversidade e da sociodiversidade regional, a fim de garantir aos amazônidas uma participação mais ampla, ativa, coletiva e qualificada na 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

Esse foi o objetivo do 1º Fórum de Integração das Universidades Estaduais da Amazônia: Saberes, Ciência e Propostas Regionais, organizado pelo Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Amazônia, que ocorreu na última semana (23 e 24 de novembro), na capital paraense.

Além da anfitriã, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o evento reuniu as seguintes instituições: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Entre elas, há em comum a institucionalidade como universidade, o fato de serem entidades da esfera estadual e a condição de amazônidas.

A comissão da Unemat foi composta por: Áurea Regina Ignácio (pró-reitora PRPPG, representando a reitoria), Everton Ricardo do Nascimento (pró-reitor PROEC), Dionei José da Silva (Assessor de Gestão de Assuntos Internos), Ricardo Keichi Umetsu (Assessor de Gestão Financeira) e Solange Ikeda (docente pesquisadora).

Fórum das Universidades Estaduais

Em agosto deste ano, as Instituições de Ensino Superior (IES) dos estados da região Amazônica assinaram um Termo de cooperação para atender às necessidades de uma rede de desenvolvimento tecnológico e científico sustentável, de apoio entre as universidades da Amazônia. O Fórum simboliza o começo desse trabalho conjunto entre as universidades.

Até 2025, o Fórum deve ser realizado semestralmente, sediado em cada um dos estados participantes. Em 2024, o evento está previsto para acontecer no Mato Grosso e Maranhão. No primeiro semestre de 2025, Tocantins deve receber a programação e, no mesmo ano, já no segundo semestre, as atividades retornam para Belém, como evento paralelo a COP-30.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!