A Faculdade Indígena Intercultural (Faindi) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou na última semana um encontro de formação para os professores e coordenadores de curso que desenvolverão as atividades acadêmicas na primeira etapa dos cursos de graduação específicos para a comunidade indígena.
O encontro ocorreu no Câmpus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour, em Barra do Bugres, na quarta (20), quinta (21) e sexta-feira (22).
Os professores socializaram experiências, refletiram sobre as atividades pedagógicas interculturais e multidisciplinares, e planejaram o início das ações acadêmicas para este período letivo. Também estiveram presentes no encontro representantes da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena, órgão vinculado à Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc-MT), do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (Ceei-MT), do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), bem como a equipe da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Unemat.
“Foi um momento único, indispensável e muito enriquecedor de reflexão, de realizarmos um balanço do que fizemos, de reunir experiências vivenciadas e de conhecermos os novos professores e coordenadores”, explicou o diretor da Faindi, José Wilson Pires Carvalho. “Aqui conhecemos a pluralidade de ideias, experiências e cotidianos que cada um traz, juntando tudo isso na nossa missão, o que possibilita que enxerguemos a oferta do ensino na modalidade diferenciada para indígenas de uma forma totalmente diferente”, disse o diretor.
“A Unemat, por meio da Faindi, é um espaço multiétnico e cultural de formação, diálogos e encontros que, pioneiramente, há décadas, vem contribuindo para a promoção e o fortalecimento da educação indígena no Estado de Mato Grosso e, igualmente, sendo referência para outras instituições de ensino”, disse a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria.
GRADUAÇÃO PARA INDÍGENAS
A partir deste período letivo, com as aulas iniciando em outubro, a Unemat oferta três turmas de graduação específicas para indígenas: uma turma de 30 vagas de Licenciatura em Pedagogia Intercultural, uma turma de 50 vagas de Bacharelado em Enfermagem Intercultural Indígena e uma turma de 90 vagas de Licenciatura Intercultural Indígena, que inclui Ciências Sociais, Ciências Matemáticas e da Natureza e Línguas, Artes e Literaturas.
Os cursos de Pedagogia Intercultural e Licenciatura Intercultural Indígena são ofertados por meio do Termo de Cooperação nº 060/2023, firmado entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Unemat. Já o curso de Enfermagem Intercultural Indígena é ofertado por meio do Termo de Cooperação nº 0165/2023, firmado entre a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e a Unemat.
Para a oferta dos cursos também há o estabelecimento de parcerias com instituições de representação indígena, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Ministério dos Povos Indígenas, o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, além das Prefeituras Municipais de Barra do Bugres e Campinápolis, entre outras.
A Unemat também oferta curso de mestrado profissional específico para indígena, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii), também ofertado em Barra do Bugres, além de uma turma especial de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática com 40 vagas no município de Luciara.
Contato:
imprensa@unemat.br